fbpx
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com 5,2 milhões de clientes, Copel investe em digitalização de serviços

Ao completar sete décadas de atuação, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) acompanha o crescimento do Paraná, levando energia para indústrias, comércios, residências e propriedades rurais. A empresa, que nasceu no começo da década de 1950, quando o Estado tinha aproximadamente dois milhões de habitantes, hoje garante infraestrutura de fornecimento de energia elétrica para uma população de mais de 11,5 milhões de pessoas e atua fortemente para impulsionar o crescimento de destaque na atividade econômica paranaense. Para dar este suporte de qualidade, a Copel investe permanentemente em novas tecnologias e digitalização dos seus serviços.

Ao todo, a Copel tem 5,2 milhões de ligações de energia cada vez mais digitalizadas, seja na interface de interação com o cliente, seja na operação das redes elétricas. A companhia tem 100% das subestações automatizadas e 9 mil pontos de automação instalados ao longo de mais de 200 mil quilômetros de redes de distribuição. A partir de 2021, a tecnologia da informação começou a ser oferecida para o cliente no nível individual de atendimento, com a instalação de medidores inteligentes em cada unidade consumidora. A modernização já conecta quase um milhão de imóveis diretamente com o centro de operações da empresa, dando agilidade aos serviços e reduzindo os desligamentos.

Na área de atendimento ao cliente, mais de 2 milhões de unidades consumidoras já optam por receber a conta de luz por meio digital, e 1,7 milhão utilizam o aplicativo da Copel para celulares. A digitalização ainda favorece a transparência e o acesso a informações e serviços. A página da Copel na internet recebeu este ano a visita de 23 milhões de usuários ativos.

Estes números são fruto da atenção da empresa à crescente demanda por facilidade na hora de solicitar atendimentos. Nos últimos anos a concessionária aprimorou seus canais digitais, como o aplicativo, o portal na internet e o atendimento via WhatsApp. A abertura de possibilidade de pagamento das contas de luz via pix e cartão de crédito é outra iniciativa que busca dar mais flexibilidade à interação com o cliente.

Em 2023, mais um passo foi dado em direção à modernização do atendimento, com a contratação de um novo sistema para a gestão das informações baseada em quatro grandes frentes: atendimento ao cliente em múltiplos canais; inteligência no cruzamento de informações sobre consumo; visão global das unidades consumidoras gerenciadas por um mesmo cliente; e faturamento e emissão de faturas impressas e digitais. Para o consumidor final, isto trará maior praticidade na hora de gerenciar múltiplas contas, e mais agilidade na identificação das informações pela Copel.  

O diretor-geral de Distribuição da Copel, Marco Antônio Villela, ressalta que os investimentos em tecnologia foram essenciais para esse avanço. “Nosso foco é oferecer uma experiência de atendimento que combine qualidade, rapidez e segurança. Os canais digitais garantem essa entrega e estão rapidamente transformando a experiência do cliente”, afirma.

CANAIS TRADICIONAIS – A modernização, no entanto, não exclui a importância dos canais tradicionais. As lojas físicas da Copel e o atendimento telefônico continuam em operação, oferecendo suporte para os consumidores que preferem ou precisam desses serviços, garantindo soluções personalizadas de acordo com o perfil e as necessidades de cada cliente.

Compartilhe:

Veja também: