Após três anos de testes, o produtor rural Aloísio Righetti, de União dos Palmares (AL), aposta na ampliação do cultivo de lúpulo — planta base da cerveja — como alternativa promissora para diversificar sua produção.
“A nossa principal produção é a pimenta-do-reino, mas temos também um pouco de limão, laranja-lima, laranja-pera e novilhas pra abate. O nosso último projeto, agora, é o plantio de lúpulo. É um negócio novo, que deve dar muito certo em Alagoas”, afirma Righetti.
Essa iniciativa, por sua vez, é resultado de um projeto desenvolvido em parceria com o Centro de Tecnologia Estratégias do Nordeste (Cetene), o Sebrae e a Embrapa — que, além disso, realiza pesquisas diretamente na propriedade.
No entanto, o projeto ganhou maior visibilidade especialmente após um evento de apresentação do lúpulo para cervejeiros, realizado com apoio do Sebrae/AL. Como resultado, a expectativa de Aloísio é de que a cultura se estabeleça como mais uma fonte de renda.
“Faz três anos que a gente vem testando variedades e vamos ampliar agora”, revela o produtor alagoano.
- Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Parceria de sucesso
Ao longo de mais de 30 anos de parceria com o Sebrae, Righetti coleciona diversos aprendizados. “Já fiz o ‘5S Rural’, o Empretec, recebi consultoria agronômica, ambiental e até no desenho do rótulo das pimentas. O apoio que recebemos é ilimitado.”
Segundo Aloísio, o conhecimento técnico recebido ao longo desses anos tem sido fundamental para sustentar a evolução da propriedade.
“O Sebrae/AL nos dá um apoio contínuo, que fortalece a empresa como um todo, e isso vai criando melhorias na produtividade e na produção. Então, eu estou muito satisfeito.”
Plantando hoje e colhendo amanhã
Que tal dar o primeiro passo para empreender com apoio especializado? O Sebrae oferece essa chance em todos os estados. Em Alagoas, há um portfólio amplo de consultorias e cursos. Muitos deles são online e totalmente gratuitos!
Um exemplo é o curso de Gestão Financeira: ele tem apenas três horas de duração, é gratuito e ainda oferece certificado de participação.