Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Com Bolsonaro na eleição, problema com os EUA acaba’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) sugeriu nesta sexta-feira, 25, que uma candidatura de Jair Bolsonaro à presidência em 2026 seria capaz de resolver o impasse diplomático entre Brasil e Estados Unidos, agravado pela imposição de tarifas de 50% sobre mercadorias brasileiras.

Segundo Flávio, a eleição do ex-presidente, que também é seu pai, eliminaria as sanções imediatamente e melhoraria a imagem do Brasil junto aos Estados Unidos.

“Eu já falei isso algumas vezes, a solução do problema está aqui no Brasil, se a gente fizer o nosso dever de casa acaba a sanção no mesmo dia, se a gente fizer as eleições com Jair Bolsonaro nas urnas não vai ter mais essa qualificação da maior democracia do mundo nos tratar como se fossemos Venezuela”, afirmou o senador à CNN.

Decisão dos Estados Unidos e críticas ao STF

A decisão sobre a tarifa foi tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que comunicou a medida em uma carta enviada diretamente ao presidente brasileiro. A cobrança adicional está programada para começar em 1º de agosto.

No texto, Trump também criticou o Supremo Tribunal Federal (STF) por julgar Bolsonaro, chamando esse julgamento de “vergonha internacional”.

No mesmo pronunciamento, Flávio Bolsonaro expressou descontentamento com a nova tarifa e responsabilizou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo agravamento da situação.

“Não estou feliz com essa tarifa de 50%, não quero que ela passe para 100%, mas o que eu estou vendo é o Lula fazendo forças para que isso aconteça”, disse o senador.

Inelegibilidade de Bolsonaro

jair bolsonarojair bolsonaro
O ex-presidente Jair Bolsonaro, durante julgamento no STF — 10/6/2025 | Foto: Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo

Apesar da proposta, o ex-presidente permanece inelegível até 2030, de acordo com decisão da Justiça Eleitoral. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou em junho de 2023 que Bolsonaro não pode concorrer por oito anos, devido a acusações de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.

Além disso, o político recebeu outra condenação do TSE, também por abuso de poder político e econômico durante as comemorações do Bicentenário da Independência em 7 de setembro de 2022, período em que ocorria a campanha eleitoral.

Flávio Bolsonaro afirmou que considera as decisões injustas. “Ele [Bolsonaro] tem o direito de se sentir injustiçado porque hoje ele é inelegível por duas questões esdrúxulas”, declarou o senador.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Compartilhe:

Veja também: