A Espanha fechou as primeiras duas rodadas das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo com saldo muito positivo. E de forma avassaladora. Neste domingo (7), em Konya, a Fúria visitou a Turquia pelo grupo E e goleou por 6 a 0, em duelo que teve transmissão no Disney+.
O grande nome da goleada foi Mikel Merino, que ofuscou as estrelas do ataque Lamine Yamal e Nico Williams e anotou um hat-trick. E o astro do Barcelona, apesar de seguir sem marcar nas eliminatórias, deu duas assistências, enquanto Oyarzabal três.
Com o resultado, os espanhóis iniciaram a busca por uma vaga no Mundial de 2026 com 100% de aproveitamento, garantindo 6 pontos e a liderança isolada do grupo, que ainda tem Geórgia e Bulgária.
Na estreia, a Espanha venceu a Bulgária fora por 3 a 0, fechando as primeiras rodadas das eliminatórias com nove gols marcados e nenhum gol sofrido. Agora, em outubro, na próxima Data Fida, a seleção comandada por Luis de la Fuente fará duas partidas em casa.
A Turquia, por sua vez, que vinha de vitória sobre a Geórgia por 3 a 2, acabou levando a pior no saldo de gols (-5) e, neste momento, ocupa o 3° lugar no grupo.
O jogo
A Espanha se sentiu “em casa” na Turquia e praticamente não deixou a seleção da casa jogar. E com 46 minutos de jogo, o placar já estava muito bem encaminhado.
Logo após o goleiro Çakir defender finalização de Nico Williams, Pedri fez 1 a 0. O meio-campo do Barcelona recebeu na entrada da área, enganou a defesa fingindo que iria finalizar e depois bateu colocado para fazer um belo gol.
Depois foi a vez da Fúria ganhar 10 na “nota artística” pelo segundo gol, marcado aos 22 minutos. Após uma intensa troca de passes, Nico fez o corta luz após toque de Oyarzabal dentro da área, e Merino chegou batendo de chapa para ampliar.
1:01
Golaço da Espanha! Após tabelinha ‘tik-taka’ da seleção, Merino recebe na área e amplia contra a Turquia
VEJA as eliminatórias europeias para a Copa do Mundo no Disney+
Nos acréscimos, o meia-atacante do Arsenal emulou sua versão artilheira e ainda fez o terceiro. Em nova assistência de Oyarzabal, o camisa 6 bateu rasteiro de primeira dentro da área e estufou mais uma vez as redes.
Na volta do intervalo, foram mais três gols para a Espanha. E os dois primeiros com assistências de Yamal, para Ferran Torres e depois para o hat-trick de Merino. Pedri ainda estufou as redes mais uma vez e fez 6 a 0, com Oyarzabal chegando à terceira assistência.
O duelo ainda teve momento quente entre Yamal e Arda Guler, rivais em Barcelona e Real Madrid respectivamente, que se estranharam no gramado. Porém, a situação não passou disso e os nervos foram rapidamente controlados.
Classificação no grupo E das eliminatórias:
-
Espanha – 6 pontos
-
Geórgia – 3 pontos
-
Turquia – 3 pontos
-
Bulgária – 0 pontos