
O Indicador do Boi Datagro fechou esta terça-feira a uma média de R$ 320,57 a arroba na praça-base São Paulo, aumento de R$ 0,30 em comparação a ontem.
De acordo com a analista de mercado da consultoria Datagro Beatriz Bianchi, a oferta interna segue em ajuste, com alguns estados dando sinais de desaceleração na entrega de animais em função do retorno de chuva mais consistente, maior retenção de gado no pasto e, também, pela estação de monta.
“Além disso, vale ressaltar que a oferta segue abundante, com bons incentivos para a atividade de engorda. Em relação às escalas de abate, após uma redução gradual nas últimas semanas, as programações têm apresentado um ritmo mais confortável, operando na faixa dos dez dias corridos”, detalha.
Beatriz ressalta que o mercado interno segue relativamente firme e a demanda externa se mantém aquecida. “O destaque vai para a ordem assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que reduz as tarifas recíprocas sobre as importações de carne bovina brasileira.”
Segundo a analista, com a medida, os preços da proteína bovina nacional voltam a ficar mais baixos do que os praticados no mercado interno. “Assim, temos um alívio para o setor, viabilizando maior fluxo comercial para os Estados Unidos”, completa.
De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o país embarcou 100,8 mil toneladas de carne bovina na primeira semana de novembro, com média diária de, aproximadamente, 20,1 mil toneladas, avanço de 67,5% frente ao registrado no mesmo período de 2024.


