Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Com preço do ovo de galinha em alta, Lula diz economizar comendo ovos de ema

Assim como boa parte dos alimentos, o ovo de galinha está caro! Pesquisa do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) registrou o maior valor da série histórica: a caixa com 30 dúzias de ovos brancos do tipo extra em Bastos (SP), conhecida como a “Capital do Ovo”, teve uma variação nominal (sem descontar a inflação no período) de 51,38%.

Para minimizar o problema, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em tom de brincadeira, resolveu dar um exemplo para o brasileiro economizar.

“Eu estou comendo agora sabe o quê? Ovo de ema, que equivale a 12 ovos de galinha. Eu fui pesquisar se podia comer e eu posso comer, porque tenho 70 emas lá no Palácio da Alvorada e elas botam ovo do tamanho da cabeça de vocês”, disse durante um discurso no Amapá.

O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República e as aves ocupam os jardins do local desde sua construção, na década de 1960.

Fala gerou repercussão

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) fez uma representação, na última sexta-feira (14), contra Lula na Procuradoria-Geral da República (PGR) alegando crime ambiental. Por e-mail, o órgão informou que a denúncia “aguarda alguns andamentos administrativos para que seja distribuída para um gabinete de procurador.”

A acusação está baseada na Lei Nº 9.605, que trata de crimes ambientais. A Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (Secom) foi procurada para esclarecer algumas dúvidas como:

  • De que forma a criação de emas e outros animais no Palácio da Alvorada está juridicamente baseada
  • Se o Ibama autoriza o consumo de ovos de ema no local

Porém, até o momento da publicação, a Secom não se manifestou. Em caso de resposta, o texto será atualizado.

Compartilhe:

Veja também: