O Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais da CBF se posicionou oficialmente sobre o polêmico pênalti marcado contra o Corinthians na partida diante do Red Bull Bragantino, pela 13ª rodada do Brasileirão Betano. Segundo o grupo, a penalidade foi corretamente marcada após análise do VAR.
Durante reunião virtual, os integrantes do comitê analisaram o lance ocorrido aos 25 minutos do primeiro tempo, na Neo Química Arena. De acordo com o parecer técnico, o zagueiro Cacá não conseguiu alcançar a bola e acabou impedindo a progressão de Vinicinho dentro da área. O contato, segundo o documento, aconteceu na altura do ombro, provocado pelo movimento da perna direita do defensor.
O jogador do Corinthians/SP não consegue alcançar a bola no ar e com sua perna obstrui a passagem do jogador do Red Bull Bragantino/SP dentro da área penal. O contato da perna do defensor com o corpo do atacante é na altura do ombro e fica também evidenciado pelo movimento da perna direita do defensor após o referido contato.” diz o trecho do parecer técnico assinado por Rodrigo Cintra, diretor de arbitragem da CBF.
Leia também

Leia também

A resposta oficial veio no mesmo dia em que o Corinthians protocolou uma reclamação formal junto à CBF e à Federação Paulista. No ofício, o clube classificou a marcação como um “grave erro”, afirmando que o defensor realizou um “movimento defensivo natural” e ainda tentou evitar o contato. O Timão argumenta que a decisão impactou diretamente o rumo da partida — que terminou com vitória do Red Bull Bragantino por 2 a 1 — e pediu nova avaliação sobre a conduta do árbitro Bruno Arleu, que já havia sido afastado por falhas anteriores nesta edição do campeonato.