Gabriel Bortoleto viveu um dos momentos mais marcantes de sua ainda curta trajetória na Fórmula 1. Após conquistar neste sábado (2) a melhor posição de largada de sua carreira — o 7º lugar no grid do GP da Hungria —, o piloto brasileiro destacou o espírito de superação após enfrentar dificuldades com o carro ao longo do fim de semana.
“Acho que foi um dos melhores finais de semana que eu tive até o momento. Ontem, eu não estava muito confortável com o carro. Fiquei trabalhando até meia-noite, fiquei na pista até tarde. Estava bem fora do que estou acostumado”, iniciou, em entrevista à TV Bandeirantes.
Mesmo diante das adversidades, Bortoleto contou que conseguiu manter a concentração e o foco no trabalho com a equipe: “Alguma coisa me manteve muito motivado. Era um final de semana em que eu poderia aprender muito. Se colocássemos o carro na janela certa, seria incrível. E foi. Sair de onde saímos e terminar o Q3 em sétimo foi incrível. Estou muito feliz pela equipe, por todo mundo. Não foi fácil, tivemos que trocar muita coisa no carro.”
A maturidade do brasileiro também ficou evidente ao comentar sobre a pressão e os momentos de instabilidade típicos da principal categoria do automobilismo mundial.
“Talvez em outro final de semana eu estaria… não desesperado, porque essa não é a palavra certa. Você não pode chegar na Fórmula 1 e ser um cara desesperado quando as coisas não vão bem. Para se dar bem nessa categoria, vão ter muitos altos e baixos. Tem que manter a cabeça fria, fria e calculista, como os brasileiros falam”, brincou.
Por fim, Bortoleto se mostrou animado para a corrida de domingo, embora tenha destacado que o clima e as condições da pista ainda são uma incógnita.
“A única coisa que me deixou contente na sexta foi o ritmo de corrida. Estava bom, mesmo com o carro não muito legal, eu estava confortável. Vamos ver amanhã. A pista muda muito, pode chover, pode não chover… Estou animado, vamos ver o que dá para fazer.”
O GP da Hungria de Fórmula 1, será neste domingo, a partir das 10h (de Brasília).
Veja o grid de largada completo:
-
Charles Leclerc (Ferrari)
-
Oscar Piastri (McLaren)
-
Lando Norris (McLaren)
-
George Russell (Mercedes)
-
Fernando Alonso (Aston Martin)
-
Lance Stroll (Aston Martin)
-
Gabriel Bortoleto (Kick Sauber)
-
Max Verstappen (Red Bull)
-
Liam Lawson (RB)
-
Isack Hadjar (RB)
-
Andrea Kimi Antonelli (Mercedes)
-
Oliver Bearman (Haas)
-
Lewis Hamilton (Ferrari)
-
Carlos Sainz (Williams)
-
Franco Colapinto (Alpine)
-
Yuki Tsunoda (Red Bull)
-
Pierre Gasly (Alpine)
-
Esteban Ocon (Haas)
-
Nico Hulkenberg (Kick Sauber)
-
Alexander Albon (Williams)