Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

‘Como comparar um pintor ao Van Gogh’

Pep Guardiola entrou na discussão sobre Lamine Yamal e as inevitáveis comparações com Lionel Messi. Em entrevista à revista ‘GQ Hype’, o treinador do Manchester City destacou o enorme talento da joia do Barcelona, mas fez um apelo claro: deixem o garoto seguir seu próprio caminho.

Leia também

AS Roma v Feyenoord - UEFA Europa Conference League Final 2021/22 - Luciano Rossi (2022 Luciano Rossi, AS Roma)
Netherlands v Malta - FIFA World Cup 2026 Qualifier - BSR Agency (2025 BSR Agency, Getty Images Europe)

Aos 17 anos, Yamal já é titular da seleção espanhola, campeão da Euro, recordista em La Liga e considerado por muitos um futuro vencedor da Bola de Ouro. Naturalmente, o hype em torno do jovem criado em La Masia levou a comparações com Messi, que também surgiu como um prodígio no clube catalão.

Guardiola, que conhece como poucos o peso desse tipo de projeção, fez uma analogia curiosa:

“Acho que devemos deixar Lamine Yamal desenvolver sua carreira. E quando ele tiver jogado por 15 anos, decidiremos se ele é melhor ou pior”, disse Pep. “O fato de estarem comparando ele ao Messi já é muita coisa. É como comparar um pintor ao Van Gogh. Quando dizem isso, é sinal de que ele é bom. Mas temos que deixá-lo evoluir com calma.”

Guardiola também reiterou seu respeito absoluto por Messi, deixando claro que o argentino continua em um patamar inalcançável:

“Messi foi um fenômeno. Noventa gols em uma temporada, por 15 anos, sem parar, sem lesões. Isso é algo gigantesco. Deixem o garoto jogar. Deixem ele seguir seu caminho.”

Apesar das tentativas de manter os pés no chão, Yamal herdou recentemente a camisa 10 do Barça — a mesma usada por Messi por mais de uma década — e renovou contrato com o clube até 2026, com multa rescisória bilionária. O talento é inegável, mas como Guardiola pontua, o tempo dirá até onde ele pode chegar.

Compartilhe:

Veja também: