Cristiano Ronaldo provavelmente ainda não sabe, mas “ajudou” o São Paulo a se classificar às quartas de final da CONMEBOL Libertadores. Depois de empate por 1 a 1 no tempo normal na noite de terça-feira (19), o Tricolor bateu o Atlético Nacional nas penalidades e avançou. E foi justamente na cobrança de pênaltis que CR7 foi importante.
Ele serviu como inspiração para Cédric Soares, seu compatriota, que foi responsável pela última cobrança. O camisa 6 converteu e garantiu a vaga ao clube paulista. Após o confronto, afirmou que lembrou de uma fala de Cristiano Ronaldo para João Moutinho durante a Eurocopa de 2016, da qual também fez parte.
Naquela ocasião, Portugal foi para a disputa de pênaltis contra a Polônia, nas quartas de final, e CR7, capitão da equipe, encorajou Moutinho a ser um dos cobradores. “Anda a bater. Você bate bem. Se perdermos, que se f*. Vamos. Personalidade”. Ele bateu, fez, e os portugueses avançaram para, depois, serem campeões.
“O que o Cristiano Ronaldo disse para o João (Moutinho) naquele jogo eu levo para minha carreira. Disse ‘bata, sei que você bate bem. Se perder, perdeu’. Ninguém está livre (dos erros). Os goleiros estão lá para isso”, contou Cédric, em zona mista.
“Mas é o que o Cristiano disse, levo para carreira e tentei passar. ‘Pessoal, vamos bater como batemos nos treinos, batemos bem, eu vi’. Essa é a mentalidade. São 60 mil pessoas, se você pensar que errar é o fim do mundo, é certeza que vai errar. Mas é esse trabalho mental”, completou.
O São Paulo contou com cobranças convertidas de Lucas Moura, Luciano, Enzo Díaz e Cédric para passar pelo Atlético Nacional. O meio-campista Marcos Antônio perdeu. O goleiro Rafael foi responsável por defender a cobrança de Mateus Uribe.