Atenção sojicultores: a semana começa com calor intenso e tempo seco no Brasil Central. As áreas produtoras de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia seguem registrando temperaturas elevadas, com máximas próximas de 40 °C.
- Fique por dentro das novidades e notícias recentes sobre a soja! Participe da nossa comunidade através do link! 🌱
Na região de Sorriso (MT), por exemplo, a previsão do tempo para os próximos 30 dias indica pancadas de chuva, mas de forma isolada. A mudança mais visível deve ocorrer com a chegada da primavera, entre os dias 20 e 21 de setembro. Nesse período, as temperaturas tendem a se estabilizar entre 33 °C e 35 °C, ainda com chuvas moderadas. O ritmo mais consistente das precipitações só deve se firmar a partir da primeira quinzena de outubro.
O mapa de umidade do solo apresentado pelo meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, mostra que o Brasil Central enfrenta forte déficit hídrico, necessitando de cerca de 100 mm de chuva para reverter a condição atual. Nos próximos cinco dias, o cenário segue desfavorável para o início da semeadura, já que o tempo permanece muito seco.
O tempo na virada do mês
Na virada do mês, há expectativa de chuvas distribuídas pelo Sudeste, Centro-Oeste e interior do Matopiba. No entanto, os acumulados devem ser baixos, entre 20 e 30 mm. A última semana de setembro volta a ser marcada por tempo seco, reforçando que a retomada efetiva das chuvas só deve acontecer no início de outubro.
Muita chuva!
As anomalias de precipitação indicam que outubro terá volumes mais expressivos, especialmente em Rondônia, Centro-Oeste, Sudeste, centro-sul da Bahia e também no Paraná.