Finalizada a 36ª rodada do Brasileirão, a luta contra o rebaixamento segue pegando fogo. E a última semana de disputas na Série A promete ser emocionante, com duas vagas ainda em aberto na zona da degola.
Neste momento apenas Sport (20°) e Juventude (19°) já estão matematicamente rebaixados para a Série B. Ao mesmo tempo, times que antes estavam afundados no Z4, a exemplo do Fortaleza, vêm reagindo e esquentando ainda mais a definição dos últimos rebaixados.
Até o momento, somente os clubes com mais de 46 pontos já está matematicamente salvos de qualquer chance de cair. Ou seja, Corinthians, Grêmio, Vasco e Red Bull Bragantino ainda não estão 100% livres do risco de queda, mas nestas últimas duas rodadas a briga de fato está concentrada até o 13° lugar, ocupado pelo Atlético-MG, que tem 45 pontos, mas 11 vitórias – assim como a maioria que está atrás na tabela.
Fortaleza e Internacional estão no Z4 neste momento, enquanto o Santos, apesar de fora da zona da degola, tem os mesmos 41 pontos do Colorado.
Atlético-MG
Para limar as chances de degola, o Galo precisa somar pelo menos três pontos nas últimas duas rodadas para descartar qualquer chance matemática de rebaixamento. Somando mais dois ou apenas um, os mineiros passariam a precisar de uma combinação de resultados, com um tropeço de Fortaleza e Inter em pelo menos um de seus jogos.
Se não somar nenhum ponto, o Atlético-MG precisaria torcer para que o Fortaleza não vença pelo menos um de seus jogos, enquanto o Inter precisaria, necessariamente, perder uma partida em sua sequência final.
O Galo encara Palmeiras e Vasco, em casa, nas duas últimas rodadas.
Ceará
Com 43 pontos, o Ceará se garante 100% na Série A de 2026 se vencer os dois últimos jogos. Somando quatro pontos, precisaria torcer por um tropeço do Inter em um dos seus jogos, enquanto o Laion poderia até vencer suas últimas partidas, que não interferiria na situação.
Em caso de nenhum ponto somado, o Vozão precisaria torcer para que Inter e Laion não vençam nenhum dos seus últimos jogos.
O Alvinegro encara Flamengo (F) e Palmeiras (C) nesta reta final.
Vitória
Vindo de uma sequência de dois triunfos, o Vitória se garante na primeira divisão se vencer os seus dois últimos jogos. Somando mais quatro, o Inter não poderia vencer um dos jogos. Com mais três, a situação é a mesma, mas o Laion entraria também na jogada. Com mais dois, os gaúchos teriam de perder uma das partidas, assim como o Fortaleza.
Se não somar mais nenhum ponto, o Inter precisaria perder os dois jogos, e o Fortaleza somar no máximo mais um ponto.
O Leão da Barra encara Red Bull Bragantino (F) e São Paulo (C) nos últimos dois jogos.
Santos
A situação do Peixe é a mais delicada entre os clubes que estão fora do Z4. Mesmo vencendo os dois jogos, ainda dependeria dos resultados do Internacional, que tem apenas um gol a menos no saldo. Ou seja, se somar mais seis pontos e os gaúchos também, o Alvinegro Praiano teria que manter a mesma diferença no saldo de gols para o Colorado, ou então torcer por um tropeço do rival.
Somando mais quatro pontos, o Inter precisaria perder um dos seus jogos pelo menos ou, se empatar, a diferença no saldo teria que ser superior à do Colorado. Com mais três, o Internacional teria que ser derrotado em um dos jogos.
Com mais dois, o Peixe teria que torcer por dois tropeços do Inter. Com mais um, os gaúchos teriam que perder um dos jogos e no máximo empatar o outro. Já em caso de duas derrotas, o Colorado também teria que não somar pontos.
O Peixe encara Juventude (F) e Cruzeiro (C) nesta reta final.
Internacional
Para terminar o Brasileirão fora do Z4, os gaúchos, que somam 41 pontos, não dependem apenas de si. E podem terminar rebaixados mesmo que vençam 100% dos pontos ainda em disputa até o desfecho da competição por pontos corridos.
Com 47 pontos, o Colorado teria que torcer para que pelo menos um dos times fora da zona da degola não atinjam a mesma pontuação, ou caso isso aconteça, o número de vitórias – e posteriormente saldo de gols – do Inter teria que ser maior.
A situação se repete nos demais cenários de pontuação. A única forma que excluiria qualquer chance de permanência para os gaúchos seriam duas derrotas nas rodadas finais.
O Inter tem pela frente nos últimos dois jogos São Paulo (F) e Bragantino (C).
Fortaleza
Sem perder há oito jogos nesta reta final de Brasileirão, o Fortaleza tem a situação mais complicada entre todos na briga na parte de baixo. Com 40 pontos, o Laion está a dois de deixar a zona – por conta do saldo de gols inferior a Inter e Santos – e não depende apenas de si para ficar na elite.
Se vencer os últimos dois jogos, o Laion precisa que pelo menos dois times não o superem na pontuação ou nos critérios de desempate. O mesmo serve se somar mais quatro pontos, três ou dois. Somando apenas mais um, Inter e Santos teria que perder nas últimas duas rodadas, com o saldo inferior ao do Laion.
Já se perder os dois jogos, o time tricolor não teria qualquer chance de permanecer na Série A.
O Laion ainda pega Corinthians (C) e Botafogo (F) nos últimos dois jogos.


