Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como ficou estádio de Independiente x La U após batalha entre torcedores

Um cenário pós-guerra. Assim ficou o Estádio Libertadores de América, em Avellaneda, na grande Buenos Aires, que foi palco de selvageria em partida entre Independiente e Universidad de Chile, na noite de quarta-feira (20), pela CONMEBOL Sul-Americana. O jogo foi cancelado no início do segundo tempo após cenas de barbárie na arquibancada, com briga que deixou graves feridos.

Imagens mostram que o estádio, após a confusão, ficou com marcas do que foi classificado como “vergonha mundial”. Houve portões caídos, grades arrancadas e barras usadas como armas durante a briga.

Banheiros ficaram destruídos e inutilizáveis. Assentos também foram arrancados e espalhados por vários cantos, além de barracas de comidas vandalizadas. Também foi possível ver roupas e pertences de torcedores da Universidad de Chile e manchas de sangue em várias partes do estádio.

O ônibus da delegação do time chileno chegou a ser atacado enquanto os jogadores ainda estavam dentro do estádio, obrigando a operação de evacuação ser reforçada.

Houve presença de 650 policiais da província de Buenos Aires e 150 seguranças particulares no jogo, mas a coordenação na confusão se mostrou insuficiente. Um fato crucial: nenhum deles entrou na arquibancada dos visitantes no início dos incidentes, permitindo que o caos se alastrasse sem controle imediato.

A situação piorou ainda mais quando membros da torcida do Independiente invadiram a área reservada aos torcedores chilenos, intensificando os confrontos físicos dentro do estádio.

A Justiça argentina deve realizar uma operação no estádio nas próximas horas para investigar o ocorrido e apurar responsabilidades. O foco será em falhas de segurança, violência organizada e o papel dos diversos grupos envolvidos nas atrocidades.

A confusão

Imagens fortes que circulam nas redes sociais mostram torcedores dos dois times ensanguentados e visitantes despidos após serem cercados por torcedores do Independiente. O fato seria uma reação após os ataques dos chilenos, que teriam atirado pedras e outros objetos. Cerca de 100 argentinos encurralaram um número bastante inferior de chilenos. Pelo menos um desses torcedores visitantes encurralados pulou para fora do estádio tentando fugir das agressões, e ainda não se sabe o seu estado de saúde.

Muitos torcedores locais chegaram a invadir o campo para se proteger das brigas nas arquibancadas.

Compartilhe:

Veja também: