O Real Madrid e vários outros clubes da Europa e da América do Sul são a favor de sediar o Mundial de Clubes a cada dois anos para aumentar sua receita, mas a FIFA atualmente vê isso como uma opção impossível, de acordo com fontes que falaram à ESPN.
Fontes acrescentam que não houve nenhuma solicitação oficial até o momento, mas afirmam que, durante o recente torneio nos Estados Unidos, executivos de vários grandes clubes discutiram essa possibilidade com representantes da FIFA, mas nenhuma ação oficial foi tomada.
A FIFA está satisfeita com o resultado do novo torneio, mas, até o momento, considera “inviável” realizar outro Mundial de Clubes em apenas dois anos e está se preparando para que o próximo seja realizado em 2029.
No Brasil, a aprovação do torneio foi vista pelos torcedores e principalmente pelos clubes. Em entrevista à CNN, a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, revelou conversa com Infantino e reforçou o pedido de Florentino Pérez e do Real Madrid por mais edições.
“Achei fantástico, inclusive falei até com o presidente (Gianni) Infantino. Dei parabéns, porque o clima era espetacular. É a oportunidade dos clubes se conhecerem de perto. Clubes sul-americanos que não têm a oportunidade de jogar contra cubes europeus e mostra nosso futebol. Eles já conhecem os nossos atletas, tanto é que vêm aqui buscar os nossos atletas”, disse Leila Pereira, fazendo “coro” para que a competição aconteça de forma bienal.
“Foi uma experiência ímpar jogar com eles e dizer: ‘Jogamos de igual para igual’. Achei uma experiência incrível. Concordo com o presidente Florentino Pérez (do Real Madrid) que esse Mundial aconteça de dois em dois anos. Acho que seria fantástico paro futebol mundial”.
A FIFA distribuiu 1 bilhão de dólares (cerca de R$ 5,57 bilhões) entre as equipes participantes do recente Mundial de Clubes, e fontes acreditam que não é viável gerar esse valor a cada dois anos. O Real Madrid, que chegou às semifinais, levou para casa 82,5 milhões de dólares, enquanto o Chelsea gerou uma receita de 114,6 milhões de dólares como campeão.
Além disso, a FIFA acredita que realizar o Mundial de Clubes a cada dois anos seria uma batalha com a UEFA, o que não é do seu interesse, e também considera muito difícil encaixar essa possibilidade no já exigente calendário atual do futebol.
Assim, fontes informam à ESPN que a FIFA está trabalhando na ideia de organizar outro Mundial de Clubes em 2029. Nesse sentido, uma fonte admitiu à ESPN que o Qatar seria um dos países candidatos a sediar o torneio. O país árabe já sediou a Copa do Mundo de 2022 e tem o dinheiro e a infraestrutura necessários para organizá-la, mas o calendário está contra eles, pois, devido às condições climáticas, a competição teria que ser realizada em dezembro.
Outros países, como Espanha e Brasil também demonstraram interesse em receber a segunda edição da competição em quatro anos.