Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como foi a única vez em que Athletico-PR e Coritiba subiram juntos na Série B?

A Série B do Brasileirão terá um clássico pesado neste domingo (19). A partir das 16h30 (de Brasília), Coritiba e Athletico-PR medem forças no Couto Pereira, em clássico pela 33ª rodada com transmissão ao vivo no Disney+

Habituados a duelarem na primeira divisão, os dois paranaenses vivem um 2025 atípico, com a busca pelo acesso na Série B. Uma situação rara, mas que aconteceu há exatos 30 anos.

Em 1995, Furacão e Coxa eram dois dos 24 clubes que disputaram a segunda divisão, na época disputada em um formato completamente diferente do atual. O torneio era dividido em quatro fases, todas em grupos, em que os melhores avançavam à etapa seguinte.

O Athletico-PR tinha nomes como o zagueiro Reginaldo (que mais tarde jogaria no São Paulo), o lateral-direito Alberto Valentim (hoje técnico do América-MG) e os atacantes Oséas (que brilharia por Palmeiras e Cruzeiro) e Paulo Rink (que fez sucesso e chegou a atuar pela seleção da Alemanha).

O Coritiba, enquanto isso, possuía no elenco jogadores como o zagueiro Claudiomiro (que defenderia o Santos mais tarde) e o jovem meia Alex, craque que brilharia por Palmeiras, Cruzeiro, seleção brasileira e Fenerbahçe.

As equipes foram avançando até chegar ao quadrangular o final, em que apenas duas vagas estavam em jogo. Os rivais se sobressaíram contra Mogi Mirim e Central e subiram juntos para a elite do Campeonato Brasileiro. O título ficou com o rubro-negro, após 20 vitórias, cinco empates e três derrotas. Vice, o Coxa teve 15 vitórias, dez empates e três derrotas.

Trinta anos depois, as equipes voltam a duelar e com a missão de repetir a história com o duplo acesso. A realidade matemática, porém, é diferente. Enquanto o Coxa está na ponta com 56 pontos e próximo de garantir uma das quatro vagas na Série A em 2026, o Athletico faz uma campanha de recuperação, mas ainda é o 7° colocado, com 49 pontos, fora da zona de acesso.

Compartilhe:

Veja também: