Visivelmente cansado, o astro do heavy metal Ozzy Osbourne apareceu pela última vez no palco, neste sábado, 5. A apresentação ocorreu na cidade de Birmingham, no Reino Unido, em um show que marcou o fim da banda Black Sabbath.
+ Leia mais notícias de Cultura em Oeste
Sem poder ficar por muito tempo de pé, Ozzy surgiu no palco sentado em um trono. Claramente emocionado, o vocalista disse à plateia: “É tão bom estar neste palco, vocês não têm ideia”. Antes de tocar Mama I’m Coming Home, ele disse que estava “acamado por seis anos” e expressou gratidão. “Obrigado do fundo do meu coração.”
Intitulado Back to the Beginning (De volta ao começo), o concerto no estádio Villa Park reuniu 42 mil fãs. Cerca de 1,5 milhão acompanhou a transmissão ao vivo de forma paga.
Bandas que participaram da despedida
O evento de despedida de Ozzy e do Black Sabbath teve a presença de outros grupos de metal e de hard rock. Bandas como Metallica, Guns N’ Roses, Slayer, Tool, Pantera, Gojira, Alice in Chains, Halestorm e Lamb of God participaram do show.
“Olhem para todo esse amor pelo heavy metal”, disse James Hetfield, guitarrista e vocalista do Metallica, ao contemplar a multidão no Villa Park.
Pela primeira vez desde 2005, Ozzy conseguiu reunir-se com o guitarrista Tony Iommi, o baixista Terence “Geezer” Butler e o baterista Bill Ward — os outros três integrantes originais do Black Sabbath.




O show arrecadou fundos para instituições que tratam a Doença de Parkinson, mal que acomete Ozzy Osbourne, com 76 anos. O Hospital Birmingham Children’s e o centro psiquiátrico Acorn Children’s Hospice também vão receber os recursos da apresentação de despedida.
Os problemas de saúde de Ozzy Osbourne
Em 2023, Ozzy deu uma declaração à revista Rolling Stone UK que chocou os fãs. Na ocasião, o cantor britânico disse ter “mais dez anos de vida”.
Durante a entrevista, o músico relatou ter ficado incapacitado depois de passar por uma série de cirurgias nas costas. Ele também descobriu um tumor na coluna, em 2019.


“Não tenho medo de morrer, mas quero ter uma existência longa”, disse o artista. Ozzy realizou um de seus maiores desejos ao fazer o show de despedida neste sábado. À revista Rolling Stone UK, disse que queria despedir-se dos fãs em uma última apresentação.
“Só quero estar bem”, afirmou Ozzy. “Quero fazer um show no qual possa dizer: ‘Oi, pessoal. Muito obrigado pela minha vida’. É para isso que estou trabalhando e, se cair morto no fim, morrerei feliz.”