Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como foto antiga com Ayrton Senna inspira brasileiro por sonho de ser campeão do Mundial de Rally: ‘Vou competir até ganhar Dakar’

O Bola da Vez deste sábado (4), que vai ao ar a partir das 22h (de Brasília) no Disney+, terá como convidado Lucas Moraes, nome mais promissor do rally brasileiro e que, neste momento, briga pelo título mundial da modalidade.

Dono de vitórias no Rally dos Sertões e de um histórico pódio no Dakar, o piloto vai disputar no próximo fim de semana a última etapa do Mundial de Rally, carregando consigo uma inspiração que atravessa gerações: Ayrton Senna.

Lucas tinha apenas nove meses de vida quando foi fotografado no colo da mãe, ao lado do tricampeão mundial de Fórmula 1. A cena aconteceu em 1990, durante uma visita de Senna a amigos em Angra dos Reis, onde costumava passar dias de descanso e férias.

“O Ayrton era relativamente próximo da nossa família, ele estudou com o meu padrinho. Um dia, ele estava visitando a casa, e minha mãe pediu: ‘Ayrton, tira uma foto com meu filho aqui’. É óbvio que ele é minha principal inspiração, como é para grande parte dos pilotos brasileiros. Eu tive a sorte de ter esse contato, mesmo que pequeno, e tento carregar isso como motivação até hoje”, relembra Lucas.

O piloto brasileiro destacou que, em provas de rally, a regularidade pode valer tanto quanto vitórias de etapa. Citou como exemplo o espanhol Carlos Sainz, campeão do Dakar de 2024 sem vencer nenhum dia específico da competição.

“Aprendi na marra o valor da experiência. No Mundial, ganhei em Portugal sem vencer nenhum dia, fui segundo, terceiro, quarto… mas sempre perto do topo. Isso traz consistência. Agora, a nova geração está tendo mais oportunidades. Meu companheiro de equipe tem 33, o Quintero, americano, tem 25… e eu estou nesse meio. Experiência é tudo para ler a prova e definir a melhor estratégia”.

Entre vitórias, pódios e expectativas, Lucas não esconde qual é o grande objetivo da carreira: vencer o Rally Dakar, considerado a prova mais dura do planeta.

“[Vou competir] até quando eu ganhar o Dakar. Essa é minha obsessão hoje. Não significa que vou parar depois, mas, quando você sente o gostinho de um pódio, pensa: agora tem que dar. Meu sonho é conquistar um Dakar para o Brasil”, cravou.


Compartilhe:

Veja também: