Em baixa no Flamengo de 2024, com poucos gols e minutos em campo, Gabigol pode ter ganhado um trunfo para ao menos terminar o ano em paz com a torcida: a chegada de Filipe Luis.
Em 2022, quando vivia a penúltima temporada como jogador, o ex-lateral-esquerdo revelou, em entrevista ao podcast oficial da CONMEBOL Libertadores, que tinha conversas com o amigo sobre treiná-lo no time carioca no futuro.
“Falei para ele que vou ser treinador do Flamengo. Ele já vai estar com 30 e poucos anos e vai para o banco. Ele falou: ‘eu vou jogar, senão tu vai cair’. Disse que ele teria que jogar então (risos)”, brincou Filipe.
“É um jogador que tem que entender como tirar o melhor rendimento dele, obviamente também com toda qualidade e talento que ele tem. Todos querem ter no elenco, mas fazendo ele entender onde estão os movimentos que tem que fazer para marcar os gols”, disse o agora técnico.
Durante a fala, Filipe Luis destacou que todo jogador, mesmo em uma fase boa, deve seguir buscando evoluir no intuito de não se acomodar. A fala do ex-lateral vai de encontro com o momento vivido por Gabigol na Gávea. Agora, o atual comandante do rubro-negro terá que ajudar na recuperação do amigo e novo comandado.
“O jogador muitas vezes está em uma fase boa e se acomoda de uma forma que deixa de fazer o trabalho sujo. Não é o caso do Gabi, mas estar lembrando sempre onde ele é forte, os movimentos, estar perto da área. Esse seria meu grande objetivo. Seria muito chato com ele, não tenho dúvida. É um cara que trabalha demais, gosta de treinar. Fácil de ter no grupo porque quer informação, mas seria cobrado como qualquer outro”, completou.
Em 2024, convivendo com polêmicas extracampo e lesões, Gabriel Barbosa soma apenas 28 jogos, com quatro gols e uma assistência. Ele chegou a ser até última opção do ataque nos tempos de Tite, status que deve mudar com a mudança de comissão técnica.
Gabigol já fez ‘previsão’ de Filipe Luis
Em 2021, após vitória por 1 a 0 sobre o Defensa y Justicia, pela CONMEBOL Libertadores, o atacante, inclusive, fez a previsão que seria treinado por Filipe Luís e brincou em ser capitão da equipe.
“Saber que você vai me treinar daqui um tempo e eu não vou te respeitar. Se eu não for capitão do seu time, vou ficar p***”, disse. (Veja no vídeo acima)
Juntos no Flamengo, Gabigol e Filipe Luis conquistaram 10 títulos: duas vezes o Campeonato Carioca, uma Copa do Brasil, duas Supercopas do Brasil, dois Campeonatos Brasileiro, duas CONMEBOL Libertadores e uma CONMEBOL Recopa.
Após comandar o time sub-20 nos últimos meses, Filipe Luis assumiu a missão de dirigir o Flamengo na reta final da temporada.
Sob o comando da base do Flamengo, o ex-lateral-esquerdo conquistou a Copa Rio sub-17 e a Finalíssima Intercontinental sobre o Olympiacos, já sob o comando do time sub-20.
Seu primeiro desafio é já na próxima quarta-feira (2), dia em que o Rubro-Negro recebe o Corinthians no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.