Nesta quarta-feira (17), o Palmeiras visita o River Plate, às 21h30 (de Brasília), pelas quartas da CONMEBOL Libertadores, em jogaço com transmissão AO VIVO do Disney+.
A partida marcará o reencontro entre os técnicos Abel Ferreira e Marcelo Gallardo, que voltam a se cruzar após a vitória do português sobre o argentino em 2020.
Em várias ocasiões, Abel se mostrou um admirador confesso do trabalho do Muñeco, inclusive tendo se inspirado diretamente em lições tiradas de um livro sobre ex-meio-campista.
Em entrevista ao Sportv em 2021, meses depois do triunfo sobre o River na semi da Libertadores 2020, o português falou sobre a publicação.
De acordo com o técnico alviverde, ele comprou o livro “El Pizarrón de Gallardo: así armó un River ganador” (“A pancheta de Gallardo: assim ele montou um River vencedor”), do jornalista Christian Leblebidjian, antes do duelo de ida contra os Millonarios e mergulhou na leitura das táticas e ideias de Gallardo.
Pouco depois, o comandante palestrino usou uma movimentação ensinada pelo argentino na obra para surpreender o Corinthians, com enorme sucesso – o Palmeiras goleou por 4 a 0, em 18 de janeiro de 2021, naquele que foi o 1º dérbi do treinador luso no futebol brasileiro.
“Vocês não sabem, mas, quando fomos jogar contra o River Plate (pela Libertadores), nós compramos (o livro de Gallardo), eu e a equipe técnica, para descascar de início ao fim, para não faltar nada. Enquanto eu estava a estudar, eu estava a aprender”, relatou.
“Posso dizer que no jogo contra o Corinthians, em casa, usei um movimento, não vou dizer de que setor foi, que vi no livro do Gallardo. Falei: ‘Nossa, isso faz sentido na minha cabeça, grande ideia’, e eu só fiz isso porque essas equipes fazem muita marcação individual e, para libertar da marcação individual, esses movimentos abrem espaço por dentro”, seguiu.
“Não tem problema nenhum (usar ideias de outro técnico). Gostei, vi e logo encaixei na nossa equipe e os jogadores fizeram sem saber, ou melhor, sem saber de onde vinha a ideia porque eram movimentos muito simples que abriram espaço”, complementou.
Abel, aliás, também já disse que teve a oportunidade de agradecer Gallardo pelos ensinamentos.
Isso aconteceu depois da classificação do Alviverde em cima do River, na semi da Libertadores de 2020, quando o português abraçou o companheiro de profissão e disse várias coisas em seu ouvido. Na coletiva pós-título sobre o Santos, no Maracanã, Abel Ferreira revelou o conteúdo da conversa.
“Muita gente perguntou o que eu disse ao Gallardo. Eu disse que iríamos ganhar (a Libertadores) e falei que eu ia dedicar a ele. Pois se hoje eu sou um treinador melhor, foi por causa dele”, afirmou.
“Partilho isso com vocês agora, essa conversa que eu tive, pois o River também merecia se classificar, pelo jogo que fizeram no Allianz Parque. Não pelo da Argentina, pois lá nós fomos muito melhores e podíamos ter liquidado a eliminatória lá. Mas, se hoje sou treinador melhor, é por causa do Gallardo”, completou.
CLIQUE E ASSISTA A RIVER PLATE x PALMEIRAS, PELA LIBERTADORES!
Muito futebol europeu e sul-americano!
Além da Libertadores, o dia está recheado de bons jogos de futebol no Disney+!
Veja abaixo as principais partidas na Europa e na América do Sul:
VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS NO DISNEY+