O Flamengo lidera o Brasileirão e está classificado para as quartas de final da CONMEBOL Libertadores. Nesta segunda-feira (25), a equipe encara o Vitória pela 21ª rodada, no Maracanã. E um time ‘à moda Filipe Luís’ vem atropelando os rivais na competição.
Com 43 pontos e um jogo a menos, o Flamengo encurrala os adversários e não tem dado espaço. São apenas duas derrotas e nove gols sofridos na competição. Um time totalmente diferente daquele da temporada passada que tinha Tite como técnico antes da chegada de Filipe.
Quem esteve nas duas comissões foi Vinicius Bergantin, técnico da Ferroviária e que foi auxiliar de Filipe nos tempos de Flamengo. E a postura atual da equipe rubro-negra é, para Bergantin, fruto daquilo que o atual comandante treina de forma incansável com seus atletas no dia a dia.
“De verdade, acho que não (tem o seu trabalho de quando era técnico de defesa no Flamengo). Tem muito da ideia do comandante que o Filipe, tem o trabalho da comissão, eu fiz parte em alguns meses do ano passado, eu vejo que tem muita coisa do ano passado com a ideia do Filipe, não uma ideia minha, é uma característica do Flamengo de pressionar o adversário, o Filipe sempre trabalha bem esses ajustes de adversário para adversário”, explicou.
Atualmente, Rodrigo Caio é um dos auxiliares de Filipe Luís e faz uma função parecida com a que Bergantin fazia no clube. E a parceria com o ex-companheiro e atual chefe faz a diferença para um sistema sólido.
“Rodrigo Caio está com certeza está ajudando muito, tanto na parte individual com os zagueiros, tanto para fortalecer as ideias do Filipe. Se eu pudesse dar um conselho para ele, falaria que ele continue estudando o jogo do Flamengo, o adversário, que é isso que eles fazem incansavelmente no dia a dia, que sei que eles trabalham, eu fiz isso lá, que ele continue, que isso sempre esclarece, traz ideias novas, traz ajustes, o futebol mudou algumas coisas, mas sempre vai ser, aprofundar o estudo, trabalhar de forma individual e coletiva”.
“Sempre vão ter ajustes a serem feitos, eu acho que eles são profissionais de altíssimo calibre e acho que vão continuar fazendo e melhorando o trabalho, seja no Flamengo ou onde eles estiverem”, finalizou.