
Um novo modelo de formação tem ganhado força no futebol brasileiro: um processo que une performance de elite, desenvolvimento humano e fortalecimento mental em um único caminho de evolução. Uma abordagem que integra elementos e auxilia os atletas fora dos clubes. E foi apostando nesse projeto que Marina Kaminschi realizou um sonho e chegou à base do Palmeiras.
A trajetória da zagueira é marcada por resiliência, reconstrução e um trabalho silencioso fora de campo que transformou completamente sua carreira. Depois de quase desistir do futebol em 2022, a zagueira encontrou no Geração de Atletas um eixo de sustentação técnica, tática, física e principalmente mental, que a levou do São José, na Série A2, ao Verdão, onde agora busca a titularidade e a vaga na Copinha:
“Se hoje eu cheguei aqui, foi com a ajuda do GA desde 2022, justamente num momento difícil da minha carreira, quando comprei o curso de formação. Tento ao máximo ver as aulas e revê- la. Aprendi demais em todos os quesitos. Foi algo que eu plantei dia a após dia, em cada estudo, treino, falhas e melhoras. E foi muito importante pra mim”, relembra Marina.
E foi em 2025 a virada de chave de Marina na direção do seu sonho de ser jogadora de futebol profissional. Após passar por alguns clubes, ela chegou ao São José, clube no qual assumiu a braçadeira de capitã, disputou A2 do Brasileirão, Copa do Brasil e Taça Paulistana, ganhou maturidade e chamou atenção do mercado, tudo aliado com o trabalho do Geração de Atletas fora de campo.
“Me senti melhorando fisicamente, com mais força nas divididas, potência, enfim. Mais pronta. Também evolui a parte mental, de ter mais virtudes, aproveitar mais os momentos e também leitura de jogo, posicionamento dentro de jogo, o que devo fazer, quais as características que preciso ter para me destacar na minha posição”.
Segundo Pedro Silva, um dos fundadores da empresa, Marina passou de aluna silenciosa da plataforma para uma atleta acompanhada de forma estratégica: “A Marina vinha de momentos difíceis no Grêmio e no Inter, mas começou a evoluir de forma consistente ao seguir os treinos da plataforma online. Quando chegou ao São José, recebeu um plano mais personalizado, com foco especial na mentalidade e na confiança. O bom desempenho na Série A2 abriu caminho para sua oportunidade no Palmeiras”.
Para Pedro, os avanços são nítidos: “Ela teve evolução técnica, leitura de jogo, capacidade de entender espaços. Teve um ganho mental enorme, confiança, gestão das emoções e pressão. E também desenvolvimento pessoal: virtudes, literatura, formação humana. A Marina é uma atleta extraordinária, com resultados extraordinários, e é só o começo”.


