Barcelona e Girona se enfrentam neste sábado (18), às 11h15 (de Brasília), no Estádio Olímpico de Montjuic, pela 9ª rodada de LALIGA. Sem Raphinha, desfalque pelo lado dos mandantes, o único brasileiro em campo vem da defesa dos visitantes.
Formado nas categorias de base do Palmeiras, Vitor Reis tem se destacado na zaga do Girona e será titular contra o Barcelona. Emprestado ao clube espanhol pelo Manchester City, que pagou 37 milhões de euros (R$ 232 milhões, na cotação época) em sua contratação, o defensor vem cumprindo com o plano do clube inglês.
Ao emprestar o zagueiro para o Girona, a ideia da equipe comandada por Pep Guardiola era proporcionar mais experiência ao jogador de 19 anos. No City, Vitor Reis certamente atuaria menos pela concorrência.
Na Espanha, o espaço que o defensor encontrou era maior e mais acessível. Não à toa, o brasileiro é o jogador, entre todos que tem menos de 20 anos, com mais minutos em LALIGA. Ele fica à frente de nomes como Pau Cubarsí e Lamine Yamal, do Barcelona.
Vitor Reis segue o caminho feito por muitas jovens promessas que saem para o futebol europeu aos 18 ou 19 anos de idade. Savinho, por exemplo, passou por PSV e pelo próprio Girona antes de se firmar de vez no Manchester City.
Endrick, ex-companheiro de Reis na base do Palmeiras, formado na mesma geração que o zagueiro, escolhe um rumo diferente. Depois de disputar 37 jogos na última temporada, atuando por 845 minutos e marcando sete gols, o atacante ainda não estreou pelo Real Madrid em 2025/26.
O brasileiro é o único jogador de linha no time de Xabi Alonso que ainda não entrou em campo na atual temporada. Para muitos, incluindo Ancelotti, que aconselhou o jovem jogador quando treinava o Real Madrid, Endrick deveria procurar outro clube para ganhar tempo de jogo.
A situação atual gera uma certa frustração em Endrick, como mostrou a ESPN. Ainda assim, o jogador e seu estafe entendem que esse não é o momento de buscar novos ares.
Os próximos jogos que virão a seguir pós-Data Fifa vão definir os passos a serem tomados por clube e atleta.
Além disso, Endrick tem exemplos do próprio Real Madrid para acreditar em sua afirmação no clube espanhol. Rodrygo e Vinicius Júnior não passaram por empréstimos e hoje são destaques mundiais. Reinier, por outro lado, não deu certo no time do Santiago Bernabéu após ser emprestado a dois clubes diferentes.
O Real Madrid volta a campo no próximo domingo (19), às 16h (de Brasília), no Estádio Coliseum Alfonso Pérez, pela 9ª rodada de LALIGA.