Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como novo patrocínio do Flamengo espantou mercado com quase R$ 1 bi em 3 anos

O Flamengo encara o Inter pelas oitavas da CONMEBOL Libertadores, nesta quarta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), com transmissão do Disney+. Um dia antes, o contrato com a Betano, aprovado na terça-feira (19) pelo Conselho Deliberativo do clube, causou espanto no mercado e até mesmo rivais tamanha disparidade dos valores que vinham sendo arrecadados em acordos com casas de apostas.

Não é para menos. As minúcias do acordo retratam como a diretoria rubro-negra conseguiu atingir um meio-termo com a Betano.

No total, o montante vai chegar a R$ 895 milhões fixos em três anos e quatro meses de acordo, válido deste mês até dezembro de 2028. Com variáveis, o potencial estimado é de chegar a R$ 932,5 milhões. O montante, de acordo com os dirigentes, supera em 2,6 vezes o acordo do Corinthians com o seu patrocinador máster, 2,7 vezes o do Palmeiras e 7,4 vezes o do River Plate, que também tem a Betano como principal parceira comercial.

De imediato, o Flamengo vai receber R$ 89,5 milhões, sendo R$ 4 milhões de verba incentivada e que será adiantada pela empresa. Para 2026, R$ 128,2 milhões serão pagos em janeiro, além de duas parcelas restantes em maio e setembro nos anos seguintes.

Assim que os atrasos da Pixbet ocorreram a partir de maio, o Flamengo foi silenciosamente ao mercado em busca de substitutos e encaminhou a rescisão amigável com o então principal patrocinador. Oito empresas de bet se interessaram, mas apenas três chegaram de fato à disputa. Com uma última cartada, ao aumentar o valor, a Betano superou os concorrentes no apagar das luzes.

O novo acordo abrange várias propriedades da marca Flamengo. Nas modalidades esportivas, por exemplo, a empresa terá seu nome nas camisas do futebol profissional masculino e feminino, basquete masculino e vôlei feminino.

Além disso, também estará nos uniformes do Time Flamengo, que inclui modalidades olímpicas como natação, ginástica, polo aquático, judô, canoagem, remo e nado artístico. Houve acordo e sugestão do departamento jurídico do clube para que a marca não seja divulgada em uniformes infantis ou juvenis, o que foi acatado pela empresa.

A cada ano cheio, o valor será dividido da seguinte maneira em cada propriedade:

  • R$ 220 milhões fixos

  • R$ 12 milhões investidos em projeto de esportes olímpicos

  • R$ 10 milhões em propriedades adicionais (Led do Maracanã e placas de publicidade que empresa Brax atualmente explora)

  • R$ 1,5 milhão de investimento em camarote

  • R$ 5 milhões em novos modelos de negócio na Flamengo TV

  • R$ 10 milhões se chegar a 400 mil camisas vendidas com patrocínio Betano, além de 10 reais de bônus por camisa vendida com a logo do patrocinador a partir disso

  • R$ 10 milhões pelos primeiros 100 mil usuários pela captação do cliente através da plataforma do Flamengo, além de 65 reais por cliente a partir disso

O programa de afiliados, por exemplo, contempla o número de conversões de novo usuários que o clube conseguirá para a Betano. A verba fixa é de R$ 10 milhões e prevê cem mil conversões. A partir disso o valor é variável, com R$ 65 a cada conversão até chegar ao limite de 200 mil conversões por ano.

No caso do programa de retail, a verba fixa se refere a 400 mil camisas vendidas com a marca Betano. A partir daí, o clube ganha R$ 10 em variável por camisa, com limite de um milhão de peças vendidas. Em média, o Flamengo vende 1,4 milhão de camisa anualmente. A Adidas paga cerca de R$ 40 ao clube por peça.

O valor do contrato é tão impactante que a verba anual de R$ 268,5 milhões representa 52% da folha do futebol do clube. A diretoria enxerga o contrato como uma compensação pelo que considera ter perdido no acordo de direitos de TV do Campeonato Brasileiro, fechado na antiga gestão, pelo período de 2025 a 2029.

Diante do que muitos entendem ser uma “bolha” no mercado de patrocínios de bet, o clube fez uma análise para ter certeza de que não poderia sofrer, uma vez mais, com inadimplência.

A controladora da Betano, por exemplo, é a empresa grega Kaizen Gaming. No Brasil a empresa AllWynn Entertainment tem participação de 36,75% da controladora. O parecer de finanças indicou uma “robustez financeira” da controladora com capacidade de cumprir o contrato. O patrocínio ao Flamengo custaria 4,3% do caixa consolidado da controladora da empresa. Além disso, a visibilidade internacional teve peso na escolha pela Betano.

De acordo com um ranking demonstrado internamente aos conselheiros, o Flamengo atinge com este contrato o 11º maior patrocínio máster do mundo com 49,6 milhões de dólares anuais. Os dez clubes à frente dos rubro-negros no ranking são todos europeus.

A diretoria buscou negociar proteções em caso de aumento de alíquota a bets pro parte do Governo Federal e há cláusulas contra inadimplência e descumprimento a leis. Por exemplo, caso a Betano deixe de operar no Brasil o clube deve ter um aviso prévio de seis meses e também terá direito a uma rescisão unilateral.

Onde assistir a Inter x Flamengo

Você assista a Inter x Flamengo, nesta quarta-feira (20), às 21h30 (de Brasília), com transmissão do Disney+.

Próximos jogos do Flamengo:

Compartilhe:

Veja também: