Neste sábado (25), o Chelsea recebe o Sunderland, às 11h (de Brasília), em Stamford Bridge, em jogão pela 9ª rodada da Premier League. A partida terá transmissão AO VIVO do Disney+.
Para vencer em casa e seguir na luta pela parte alta da tabela, os Blues contam com o meia-atacante Estêvão, que vem em início espetacular com a camisa dos londrinos desde que chegou do Palmeiras.
A adaptação ao novo time foi rápida, e ele foi recentemente o grande herói da espetacular vitória sobre o Liverpool, então líder do campeonato, com um gol no último lance da partida.
Já na última quarta-feira (22), ainda marcou pela primeira vez na Uefa Champions League, deixando sua marca na goleada sobre o Ajax.
A velocidade com que Estêvão se aclimatou ao Chelsea, aliás, surpreendeu bastante o técnico Enzo Maresca, que esperava um começo bem mais difícil para o garoto nascido em Franca, no interior de São Paulo.
Em entrevista exclusiva à ESPN, o treinador italiano destacou a importância da família na adaptação do meia-atacante, além do apoio de outros “brazucas” do elenco.
“Ele [Estêvão] me surpreendeu muito pela forma como se adaptou. Ele é muito jovem, tem 18 anos. Acho que a família dele também o ajuda muito porque é muito próxima dele. Ele também chegou aqui e encontrou João Pedro e Andrey Santos, que de qualquer forma lhe dão uma grande ajuda. E nós, como estafe, treinador, clube, estamos fazendo de tudo para que ele possa chegar e se adaptar”, contou.
Maresca ainda brincou que Estêvão se incomoda com o frio da capital britânica.
“Ele é um garoto cujo rosto mostra que ele está muito feliz, muito contente aqui. Ele quer jogar futebol. Na semana passada, ele disse que estava um pouco frio aqui, mas aqui para nós, ainda estava quente. E tentamos dizer a ele que o frio ainda não havia chegado (risos)… Mas estamos muito satisfeitos, estamos muito felizes de tê-lo aqui conosco”, celebrou o italiano.
Além dos gol marcados contra Liverpool e Ajax, o “Messinho” também contribuiu com uma assistência pelos Blues, dada na goleada por 5 a 1 sobre o West Ham, também pela Premier League.
“O Abel tinha razão”
Apesar dos elogios e da empolgação com o bom início de Estêvão, Enzo Maresca também trabalha nos bastidores para manter o garoto com os pés no chão.
Em suas entrevistas coletivas pós-jogo, o comandante faz questão de dizer que o jovem brasileiro ainda tem muito a melhorar em diversos aspectos de seu jogo.
As falas do italiano vão de encontro ao que fizeram dois treinadores que ajudaram a “moldar” o meia-atacante: Rogério Ferreira, um dos técnicos do atleta na base do Palmeiras, e Abel Ferreira, que comandou sua subida ao profissional.
Durante a evolução das canteras até o time adulto, Estêvão sempre foi muito elogiado por ser extremamente diferenciado da maioria, mas também lidou com “puxões de orelha” para melhorar aspectos de seu jogo, como o uso do pé direito e a tomada de decisão no terço final, além do cabeceio e a recomposição defensiva.
Questionado pela ESPN sobre as falas de Abel e as cobranças feitas pelo português a Estêvão, Maresca exaltou as observações feitas pelo treinador palmeirense.
“É claro que o Abel esteva certo!”, salientou o comandante dos Blues, que enfrentou e venceu o luso nas quartas de final do último Mundial de Clubes.
“Ele [Estêvão] tem que melhorar a (perna) direita, mas, na verdade, acho que um jogador de futebol sempre tem espaço para melhorar tudo”, argumentou.
“No caso de Estêvão, a (perna) direita, por usá-la menos, pode melhorá-la, mas pode melhorar a tomada de decisões, pode melhorar… Acredito que sempre há espaço para melhorias, não importa o quão bom você seja”, ensinou.
Maresca, todavia, aposta alto em Estêvão para os próximos anos.
Lembrando que o meia-atacante ainda tem apenas 18 anos, o italiano colocou o garoto como forte candidato a lutar pelos grandes prêmios individuais do futebol, como Bola de Ouro e Fifa The Best.
“Não tenho dúvidas de que ele pode lutar pelo título da Bola de Ouro ou pelo The Best. Mas o mais importante, eu acho, é que é que ele precisa se concentrar em crescer, em melhorar. E, então, esses prêmios virão sozinhos”, previu.
“O mais importante é que ele continue aprendendo, continue melhorando. É um garoto que trabalha muito bem, que está muito bem. Estou certo de que todos esses prêmios chegarão e estou convencido de que ele é um jogador de futebol destinado a alcançar o topo do futebol, porque ele tem tudo”, finalizou.
Onde assistir a Chelsea x Sunderland?
Chelsea x Sunderland, neste sábado (25), às 11h (de Brasília), pela Premier League, terá transmissão do Disney+.


