Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como Real Madrid x Juventus marcou vida de Luxemburgo na Europa

Nesta terça-feira (1º), às 16h (de Brasília), Real Madrid e Juventus se enfrentarão pelas oitavas de final do Mundial de Clubes. O duelo deve trazer lembranças para Vanderlei Luxemburgo. Um confronto entre os mesmos times, há duas décadas, marcou a trajetória do treinador nos merengues e no futebol europeu.

Luxa foi contratado como técnico do Real Madrid no início de 2005 para a metade final daquela temporada. Já em fevereiro estreou na Champions League, contra a Juventus, no duelo de ida das oitavas de final. Deu certo: vitória por 1 a 0, na Espanha, que poderia ter terminado com placar ainda maior.

Mas foi o confronto de volta, em março, que ficou marcado na trajetória do comandante. O time espanhol foi a Turim, na Itália, podendo empatar para avançar às quartas de final. O primeiro tempo terminou zerado, como planejado.

Na etapa final, Luxemburgo resolveu mexer no time. Tirou Zidane, já consagrado com Bola de Ouro e três prêmios de melhor jogador do mundo, para colocar Guti. A Juventus abriu o placar um minuto depois, aos 30.

Pouco depois, o brasileiro também tirou Beckham, um dos galácticos, para a entrada de Santiago Solari. A partida foi para prorrogação. E o time teve mais uma mexida: saiu Raúl, ídolo do clube, e entrou Owen.

Para piorar a situação, Ronaldo foi expulso no segundo tempo da prorrogação. A Juventus não desperdiçou a chance e fez o segundo gol, para selar a classificação, a quatro minutos do fim. O revés por 2 a 0 desclassificou o Real Madrid.

A eliminação na Champions League não derrubou Luxemburgo, que continuou no cargo até dezembro, mas foi impactante para a carreira do técnico.

Em 2023, quando dirigia o Corinthians, o próprio Luxa admitiu que aquele jogo trouxe uma lição importante. À época, ele explicava por que havia mantido Renato Augusto em campo contra o São Paulo, na semifinal da Copa do Brasil, em jogo que terminou com vitória alvinegra por 2 a 1, com dois gols do jogador.

“O Renato é um jogador diferente e faz diferença no jogo. Já comentei algumas vezes que eu tenho uma experiência do que é jogador diferente, no Real Madrid, que eu tirei o Zidane e o Ronaldo e os caras foram para cima de mim”, disse Luxa, que substituiu Ronaldo no jogo de ida contra a Juventus.

“Um jogador como o Renato você não tira, ele pode estar de bengalinha, você deixa ele no jogo que, de repente, ele decide um jogo para você. Ele ficou, ficou, ficou, mas deixa ele no jogo, daqui a pouco ele pega uma bola e decide”, completou.

Onde assistir ao Mundial de Clubes?

O Mundial de Clubes tem transmissão ao vivo pela CazéTV, disponível sem custo adicional no Disney+.

CLIQUE E ASSISTA A REAL MADRID X JUVENTUS NO MUNDIAL DE CLUBES!


Tênis, basquete e mais!

Os fãs de tênis poderão acompanhar as primeiras rodadas do Grand Slam de Wimbledon nesta terça-feira (1º), no Disney+, a partir das 7h (de Brasília).

Às 12h40 (de Brasília), tem Brasil em quadra contra a República Dominicana, pela Copa América Feminina de basquete.

A competição ainda tem El Salvador x Argentina, às 15h30, e Chile x Colômbia, às 21h10 (ambos horários de Brasília).

Os amantes de beisebol também podem acompanhar, a partir das 21h (de Brasília), o confronto entre Cleveland Guardians e Chicago Cubs pela MLB.

VEJA A AGENDA COMPLETA DE EVENTOS NO DISNEY+

Compartilhe:

Veja também: