A sofrida classificação do Flamengo na CONMEBOL Libertadores causou grande alívio dentro do clube. A vaga na semifinal, que veio após derrota para o Estudiantes no tempo normal e vitória nos pênaltis por 4 a 2, foi bastante festejada até por “fazer justiça”, depois do grande jogo do Rubro-Negro no jogo de ida, quando não conseguiu resolver, vencendo “apenas” por 2 a 1.
Após o jogo, Arrascaeta, um dos grandes ídolos da atual geração e capitão da equipe, destacou a resiliência do elenco, mesmo com a falta de eficiência em vários momentos.
“De todos os títulos que temos conquistado aqui, sempre passamos por dificuldades em jogos assim. Hoje foi mais uma vez. Mostrou a fortaleza que é nosso elenco. Quando um não está bem, o companheiro tem que entrar e dar o seu melhor. Fizemos um grande jogo no Maracanã, poderíamos ter feito mais gols, isso acabou complicando a volta. Serve como exemplo para daqui para frente: quando temos a oportunidade de matar o jogo, temos que matar. Libertadores é traiçoeira.”
Comandante da equipe, Filipe Luís reforçou o discurso de seu capitão e usou até a lembrança do tropeço contra o Central Córdoba, na fase de grupos, para explicar os riscos de um torneio continental.
“Uma grande lição. Libertadores é muito complicada, muito difícil. Tento propor as melhores soluções na fase ofensiva para dar conforto e tempo aos jogadores, mas o terço final é criatividade e confiança. Hoje, por exemplo, o Arrascaeta não estava no seu melhor dia, mas o Carrascal entrou muito bem. Tivemos chances claras e deixamos a eliminatória aberta. Já falei pros jogadores: para ganhar a Libertadores, às vezes precisamos passar por momentos como esse.”
O treinador também lembrou o histórico recente do clube: “Não sei quantas semifinais o Flamengo chegou na história, mas lembro que, quando cheguei em 2019, o clube estava há 38 anos sem alcançar. Estou muito feliz de estar em mais uma e agora é tratar com carinho e respeito que a competição merece, porque todo mundo quer ganhar a Libertadores.”
Na próxima fase, o Rubro-Negro enfrentará o Racing, que eliminou o Vélez Sarsfield em clássico argentino nas quartas.
Os jogos de ida acontecerão entre os dias 21 e 23 de outubro, enquanto as partidas de volta acontecerão entre 28 e 30 de outubro.
A outra semifinal será disputada entre Palmeiras e LDU.