A Via Araucária iniciou no último dia 21 de julho, os serviços de pintura e restauração de 15 passarelas localizadas ao longo do trecho sob concessão, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. As melhorias seguem até 15 de dezembro e fazem parte do compromisso da concessionária com a segurança e o bem-estar de todos que utilizam as rodovias.
As atividades incluem o reparo em componentes metálicos e fissuras em laje, pintura de toda a estrutura metálica, reforço da sinalização horizontal e vertical, verificação e manutenção de iluminação nas passarelas, entre outros serviços. Em 2024, foram realizados tratamento dos pontos com corrosão, correção de fissuras e a limpeza geral das estruturas.
Das 15 passarelas, oito estão localizadas na BR-277, sendo três em Curitiba, inclusive uma delas nas proximidades do Parque Barigui, quatro em Campo Largo, e uma em Palmeira, na região dos Campos Gerais. Na BR-373, uma em Imbituva, e outras duas em Prudentópolis; na BR-376, em Curitiba, no chamado Contorno Sul. Por fim, na BR-476, duas passarelas, uma em Contenda, e a outra na Lapa, dois municípios da Região Metropolitana de Curitiba. (veja abaixo o km exato da passarela).
As passarelas são estruturas essenciais para a segurança de pedestres nas vias de grande circulação. Elas permitem a travessia com mais tranquilidade, longe do fluxo intenso de veículos, reduzindo o risco de atropelamentos.
Além da segurança, as passarelas contribuem para a mobilidade urbana, facilitando o acesso a bairros, comércios, escolas, serviços públicos, promovendo a inclusão, especialmente para idosos, pessoas com deficiência e crianças.
TRAVESSIA LIBERADA – Mesmo com as atividades em andamento, a travessia dos pedestres continua liberada. A segurança será priorizada em todas as etapas, com sinalização no local e atenção redobrada das equipes durante o serviço.
Para Ismael Pires, coordenador de Segurança do Trabalho e Segurança Viária da Via Araucária, o uso correto da passarela ao pedestre pode salvar vidas. “Elas evitam acidentes graves, pois atravessar a pista pode ser fatal, principalmente em rodovias de alta velocidade. As passarelas são projetadas para a segurança, pois são iluminadas, sinalizadas e longe do fluxo de veículos”, disse Ismael.
SEGURANÇA – O coordenador de Segurança do Trabalho e Segurança Viária da Via da Via Araucária, deixou cinco dicas importantes para atravessar as passarelas. “Sempre use a passarela, mesmo que pareça mais longe. O caminho seguro é o melhor caminho. Evite distrações, como celular ou fones de ouvido, durante a travessia. Fique atento à sinalização e à presença de veículos de manutenção ou emergência; durante o período noturno, use roupas claras ou refletivas para ser visto com mais facilidade, e acompanhe crianças, idosos ou pessoas com mobilidade reduzida com atenção redobrada.
LOCAIS EM OBRAS – Acesso BR-277, km 4,92, Passarela de Pedestres km 4,96;
– Acesso BR-277, km 3,25, Passarela de Pedestres;
– Acesso BR-277, km 2,17, Passarela de Pedestres;
– BR-277, km 111,61, Passarela de Pedestres;
– BR-277, km 116,76, Passarela de Pedestres – Passarela Willian Haj Mussi;
– BR-277, km 117,16, Passarela;
– BR-277, km 17,65,Passarela de Pedestres;
– BR-277, km 121,34, Passarela de Pedestres;
– BR-277, km 175,42, Passarela de Pedestres transposição BR 272;
– BR-373, km 228,84, Passarela;
– BR-373, km 264,75, Passarela sobre a BR 373 km 264,35;
– BR-373, km 266,04, Passarela sobre a BR 373 km 267,58;
– BR-376, km 604,70, Passarela de Pedestres;
– BR-476, km 171,54, Passarela de Pedestres sobre BR-476;
– BR-476, km 196,80, Passarela km 196,70.