A safra de soja dos Estados Unidos apresentou leve avanço de qualidade na última semana de setembro, segundo relatório do Departamento de Agricultura do país (USDA, na sigla em inglês). Porém, o milho manteve a mesma condição da semana anterior.
Soja tem leve avanço na qualidade
De acordo com o USDA, 62% das lavouras de soja estavam em condição boa ou excelente no dia 28 de setembro, um ponto percentual acima do registrado na semana anterior. No mesmo período de 2024, esse índice era de 64%.
O acompanhamento também mostrou que 79% das lavouras já tinham queda de folhas, percentual igual ao do ano passado e acima da média histórica de 77%. A colheita atingiu 19% da área, abaixo dos 24% registrados em 2024 e ligeiramente inferior à média de cinco anos, de 20%.
Milho segue estável
O milho permaneceu com 66% das lavouras em situação considerada boa ou excelente, sem alteração em relação à semana anterior. No mesmo período do ano passado, o percentual era de 64%.
O relatório indica que 95% da safra havia formado dentes, em linha com o desempenho de 2024 e da média dos últimos cinco anos. Cerca de 71% da área estava madura, ligeiramente abaixo dos 73% registrados no ano passado. A colheita alcançava 18% da área, contra 20% em 2024 e 19% na média histórica.
Outras culturas: trigo e algodão
Além disso, o plantio do trigo de inverno atingiu 34% da área prevista, abaixo dos 37% do mesmo período de 2024 e um pouco inferior à média histórica de 36%. A emergência foi registrada em 13% da área, em linha com os resultados do ano anterior.
Por outro lado, o algodão teve 47% das lavouras classificadas como boas ou excelentes, sem variação na semana. O índice supera o registrado em 2024, quando apenas 31% da área apresentava essa condição. A abertura de maçãs foi observada em 67% da safra, contra 71% no ano passado, e a colheita alcançava 16% da área, mesma proporção da média de cinco anos.