Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

confira a previsão de outubro

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta sexta-feira (26) um balanço sobre as condições de chuva e temperatura para todo o mês de outubro.

Em grande parte do Sudeste, os volumes de precipitação devem ser acima da média para o mês, enquanto Sul, Centro-Oeste e Norte devem ter acumulados menores. Confira os detalhes e o mapa abaixo:

Sul

São previstos acumulados de chuva acima da média histórica em grande parte do Paraná e em áreas do norte e oeste de Santa Catarina. Em contrapartida, prevê-se chuva inferior à média em todo o Rio Grande do Sul, com volumes de até 75 mm abaixo na área de fronteira entre as mesorregiões do sudoeste, noroeste e centro-ocidental Rio-Grandense.

Sudeste

O Inmet indica volumes acima da média em grande parte de Minas Gerais, assim como nas porções oeste e sudeste de São Paulo e em praticamente todo o estado do Rio de Janeiro. No restante da região, prevê-se chuva próxima à média climatológica.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste são previstos volumes de chuva abaixo da média em grande parte de Mato Grosso, no noroeste de Goiás e Distrito Federal. De outro modo, o Inmet aponta para precipitações acima da média em áreas do oeste e extremo sul do território mato-grossense, bem como no centro-leste de Mato Grosso do Sul.

Mapa chuva e temperaturasMapa chuva e temperaturas
Foto: Reprodução

Nordeste

Para a Região Nordeste, prevalece a previsão de valores em torno da média histórica em praticamente todos os estados. Porém, em áreas do norte da Bahia, além do sul do Maranhão e do Piauí, podem ocorrer chuvas acima da média.

Norte

No Norte do país, o Inmet prevê volumes de chuva de até 50 mm abaixo da média histórica na maior parte do Pará, centro de Tocantins, e nas porções centro-leste e noroeste do Amazonas. Por outro lado, deve chover acima da média histórica em todo o Amapá, extremo norte do Pará, oeste do Acre, norte de Rondônia, bem como na região de fronteira entre o Amazonas, Peru e Colômbia. Nas demais áreas da região, o prognóstico indica valores próximos à média climatológica de outubro.

Temperaturas em outubro

A previsão do Inmet para o mês de outubro indica que as temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do país (tons em laranja e vermelho no mapa). Saiba mais:

Sul

A previsão indica temperaturas abaixo da média na região central do Rio Grande do Sul (tonalidade azul no mapa da Figura 1b), com valores inferiores a 20°C. No norte e leste do Paraná, os termômetros devem ficar mais elevados, com até 1°C acima e valores que podem ultrapassar os 24°C. As demais áreas tendem a permanecer próximas da média.

Sudeste

No Sudeste, esperam-se temperaturas médias acima de 22°C, principalmente em áreas do leste de São Paulo e na divisa com Minas Gerais, além do centro-sul do Rio de Janeiro. Termômetros em níveis mais elevadas são previstos para a parte centro-oeste mineira e paulista, com valores que podem ultrapassar os 25°C.

Centro-Oeste

O Inmet aponta que devem prevalecer temperaturas médias acima da climatologia do mês, com maiores elevações no norte e leste de Mato Grosso, assim como na porção oeste de Mato Grosso do Sul, onde os valores podem superar os 28°C.

Nordeste

No Nordeste, a previsão é de temperaturas acima da média em todos os estados, principalmente no oeste da Bahia, além do sul do Maranhão e do Piauí, onde os valores podem ultrapassar os 28°C. Mesmo em áreas próximas ao litoral, os níveis serão mais altos, oscilando entre 26°C e 28°C.

Norte

Para a Região Norte são previstas temperaturas de até 1,5 °C acima da média, especialmente no sudeste do Pará e Tocantins, onde os termômetros podem variar entre 2°C e 32°C, com pouca chuva.

Compartilhe:

Veja também: