Os cinco cemitérios municipais de Curitiba – São Francisco de Paula, Água Verde, Boqueirão, Santa Cândida e Zona Sul (Umbará) – vão funcionar com horário estendido neste sábado (2), Dia de Finados, e neste domingo (3). Todos os portões ficarão abertos das 7h às 18h para facilitar o acesso dos visitantes.
Neste sábado, às 8h, será celebrada uma missa na Praça do Sagrado Coração de Jesus, em frente ao Cemitério Municipal Água Verde. A missa, organizada pela Arquidiocese de Curitiba, será celebrada pelo arcebispo dom José Antônio Peruzzo e pelo padre Reginaldo Manzotti.
Também no sábado, o Santuário Nossa Senhora do Carmo celebrará missas às 9h, 12h e 15h em frente ao Cemitério Municipal Boqueirão (Rua Waldemar Loureiro Campos, 2.977).
Diversas entidades religiosas dos mais variados credos também vão fazer ações junto aos acessos dos cemitérios municipais no Dia de Finados.
Outros cemitérios
O Grupo Jardim da Saudade, em suas unidades de Curitiba e Pinhais, promove o“Espetáculo da Vida”, uma apresentação artística dividida em quatro atos, que explora as etapas da vida, o luto e a importância das memórias que permanecem. O espetáculo será realizado integrando as celebrações do Dia de Finados com atividades religiosas e culturais. Além das apresentações artísticas, as unidades contarão com missas, cultos, e a tradicional soltura de balões, oferecendo um espaço de acolhimento e reflexão para as famílias que buscam homenagear seus entes queridos de forma especial e significativa.
Já o Cemitério Vertical amplia o horário de visitação até às 19h no sábado para garantir que todos possam prestar suas homenagens com tranquilidade no Dia de Finados. Durante todo o final de semana, a necrópole terá uma programação em homenagem aos entes queridos e seus familiares, mais de 40 mil pessoas são esperadas.
A principal ação é o Tributo Personalizado, criado para resgatar a memória dos falecidos a partir da leitura de cartas no Jardim Elo Eterno, ao som de música ao vivo. A programação inclui ainda espetáculos teatrais, missas, cultos, apresentações musicais, exposição de pinturas, oficinas de pulseiras e pipas, feiras de artesanato, livros e pets, arrecadação de recicláveis, serviços de aferição de pressão e orientações de saúde.
* Com informações das assessorias