
O Halloween está chegando e uma forma de tornar a data ainda mais assustadora é assistir a filmes de terror ambientados no campo. Do clássico ao moderno, o ambiente rural é sempre um ótimo cenário para histórias arrepiantes, já que nas florestas escuras, no silêncio de fazendas isoladas e em lugares onde ninguém pode te ouvir, o medo ganha força.
Nesta lista você pode conferir títulos para deixar o dia 31 mais horripilante. Prepare a pipoca e confira:
O Massacre da Serra Elétrica (1974)
Vamos dar o “play” em um verdadeiro clássico: O Massacre da Serra Elétrica (1974). O filme marcou gerações, especialmente com sua icônica cena final, que você só vai entender a intensidade dela assistindo ao longa.
A história começa quando Sally Hardesty e seu irmão ouvem no rádio notícias sobre vandalismo em um cemitério no Texas. Movidos pela curiosidade, eles vão até o local com os amigos para verificar se o túmulo do avô de Sally foi profanado.
No caminho de volta, no entanto, algo estranho acontece. Ao desviarem pelo caminho da antiga fazenda de seus parentes, os jovens descobrem que uma família de canibais habita uma aterrorizante residência vizinha. Entre eles, o mais insano é Leatherface, que veste uma máscara feita de pele humana e usa uma serra elétrica para atacar suas vítimas, deixando o terror absoluto por onde passa.
O Ataque dos Tomates Assassino (1978)
Olhar os preços do tomate no mercado não é a única forma de levar um susto. O filme de 1978 é um ícone do cinema, que de tão tosco e nonsense, se tornou um clássico do gênero trash, que traz como base o baixo orçamento e os roteiros absurdos.
No filme, uma mulher é encontrada sem vida na cozinha de sua casa. As coisas começam a ficar estranhas quando a polícia descobre que a substância vermelha encontrada na cena do crime não é sangue, mas sim suco de tomate.
Como bom filme trash, nada precisa de explicação ou contexto. Então não se sabe o que levou os tomates a crescerem de maneira desproporcional e nem o que os levou a assassinar pessoas.
Apesar do baixo orçamento, é justamente essa autossátira que dá ao filme um ar cômico. Não foi usada computação gráfica, então os tomates gigantes apenas aparecem sem um rosto medonho ou falas apavorantes e avançam em cima das pessoas.
Assim, O Ataque dos Tomates Assassinos é um clássico irreverente que, apesar de flertar com o gênero do terror, se apresenta de forma leve e garante boas gargalhadas.
Colheita Maldita – Children Of The Corn (1984)
Baseado no livro de Stephen King, o filme Colheita Maldita acompanha um casal que, ao cruzar uma isolada cidade no interior de Nebraska, Estados Unidos, descobre uma comunidade de crianças fanáticas religiosas que assassinaram todos os adultos do local.
Lideradas por um jovem profeta, essas crianças acreditam que qualquer pessoa com mais de 18 anos deve ser sacrificada a uma entidade demoníaca que habita os milharais. Presos na cidade e cercados pelo terror, os protagonistas precisam lutar para sobreviver e escapar do culto macabro antes que se tornem os próximos alvos.
Olhos Famintos (2001)
Na volta para casa durante as férias, Trish Jenner e seu irmão Darry Jenner são ultrapassados por um velho caminhão em alta velocidade que aparenta ter um psicopata no volante. Quilômetros adiante, os irmãos avistam o velho automóvel ao lado de uma igreja abandonada, o motorista aparenta jogar algo na tubulação de esgoto. Assustados, eles aceleram, mas acabam sendo perseguidos pelo caminhão.
Num ato impulsivo, Darry joga o carro para fora da estrada, a fim de despistar o velho caminhão. Passado o susto ele decide voltar à velha igreja e investigar o que há na tubulação de esgoto, mas acaba mais uma vez sendo perseguido por uma criatura perversa que está a procura de alguma coisa que ninguém faz ideia.
A Bruxa (2015)
Se você busca um filme de terror nada convencional, sem todos aqueles sustos e gritos na tela, este título é pra você. O longa, que dividiu opiniões na época de lançamento, se passa na década de 1630, na Nova Inglaterra. O casal William e Katherine vive com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos por seguir uma fé considerada diferente pelas autoridades.
O verdadeiro horror começa quando o bebê recém-nascido desaparece. O questionamento que fica é: foi um lobo? Ou uma bruxa na floresta? À medida que buscam respostas, cada membro da família é confrontado com seus medos mais profundos e seu lado mais sombrio, revelando segredos e tensões que ameaçam destruir a família por dentro.
Invocação do Mal (2013)
A saga do ”Invocaverso” começa a ser escrita com este longa, de 2013. A história acompanha a família Perron, que se muda na década de 1970 para uma fazenda em Rhode Island e começa a vivenciar eventos assustadores. Roger e Carolyn, junto com suas cinco filhas, passam a ser atormentados por espíritos malignos, que transformam completamente suas vidas. É nesse momento que os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren entram em cena, tentando, finalmente, pôr fim ao pesadelo.
Campo do Medo – In The Tall Grass (2019)
Baseado no livro de Stephen King e seu filho, Joe Hill, Campo do Medo acompanha os irmãos, Becky (Laysla de Oliveira) e Cal (Avery Whitted), que, ao ouvirem o pedido de socorro de um garoto vindo de um campo de capim, decidem entrar para ajudá-lo. No entanto, rapidamente percebem que o local tem algo sinistro, o tempo e o espaço parecem se distorcer, e sair dali se torna impossível. Conforme o terror psicológico aumenta, os personagens enfrentam forças misteriosas e descobrem que o campo esconde um poder maligno que consome quem nele entra.
Cemitério Maldito (2019)
O remake do clássico de Stephen King é uma ótima pedida para quem quer passar a sexta-feira grudado na telinha. Imagine trocar a vida agitada da cidade por uma casa isolada no campo, longe de todos que você conhece. Louis Creed se muda para uma casa de campo com a esposa Rachel, os filhos Ellie e Gage, e o gato Church.
Ao lado da residência, há uma rodovia perigosa, onde vários animais da região acabam atropelados. Nas redondezas, um cemitério de animais guarda um segredo macabro, pois tudo o que é enterrado ali volta à vida, mas da forma errada.
Após a morte de Church, Louis decide enterrá-lo no cemitério para poupar sua filha do sofrimento. O gato retorna, mas de forma sombria e agressiva. Mais adiante, quando Ellie morre, Louis faz de tudo para se livrar do luto e recorre novamente ao cemitério. Feliz pelo retorno de sua filha, Ellie, no entanto, retorna trazendo consequências sombrias, fora de controle. Até onde você iria para proteger seus filhos?
X (2021)
Em X – A Marca da Morte, acompanhamos Maxine, em 1979, uma jovem envolvida na indústria do cinema adulto, sonhando em deixar essa vida para trás e alcançar fama no cinema convencional. Durante mais uma filmagem da produtora em que Maxine faz parte, o cenário é uma fazenda encantadora, com pastos extensos e um lago de beleza impressionante.
O problema, no entanto, são os anfitriões, que não são nada amigáveis. O que parecia um simples set de filmagem rapidamente se transforma em um banho de sangue. A protagonista, então, precisa lutar para sobreviver, enquanto vê seus amigos ‘caírem’ diante dos anfitriões idosos e de um pet aterrorizante.
Pearl (2022)
Pearl faz parte da trilogia de X e apresenta uma narrativa que mistura tensão e viagem no tempo. Acompanhamos a história de Pearl que, presa em uma fazenda isolada, precisa cuidar de seu pai doente sob a vigilante e rigorosa supervisão da mãe. À medida que a jovem se vê confrontada com suas próprias frustrações e desejos, o glamour e a liberdade das vidas que observa nos filmes despertam nela tentações perigosas.
Entre repressões e impulsos, Pearl revela gradualmente seu lado mais obscuro e psicopata, mostrando-se capaz de atos sangrentos e impiedosos para alcançar o que deseja, sem qualquer limite moral.


