Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Conheça a trajetória do político da oposição Miguel Uribe

O senador colombiano Miguel Uribe Turbay, uma das principais vozes da direita da Colômbia, morreu nesta segunda-feira, 11, em Bogotá. Ele estava internado desde 7 de junho, quando foi atingido por tiros durante um comício político na capital do país. Nos últimos dias, seu estado de saúde se agravou novamente por causa de uma hemorragia cerebral, levando-o novamente à condição crítica.

Critico do governo do esquerdista Gustavo Petro, Uribe, de 39 anos, era pré-candidato à presidência pela sigla de oposição Centro Democrático, fundada pelo ex-presidente Álvaro Uribe Vélez. O atentado ocorreu no Distrito de Fontibón, por volta das 17 horas, do horário local, enquanto ele discursava para apoiadores.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Testemunhas registraram em vídeo o momento dos disparos e o socorro prestado ao senador. Ele estava inconsciente e sangrando encostado em um veículo. Socorristas o levaram imediatamente para a Fundação Santa Fé, onde permaneceu internado em estado grave até a morte.

O prefeito de Bogotá, Carlos Fernando Galán, informou à época que a polícia capturou o autor dos disparos, identificado como menor de idade.

O ataque ocorreu durante uma semana de tensão política. Nesse período, o presidente Gustavo Petro tentou convocar uma consulta popular por decreto, medida amplamente criticada pela oposição, incluindo Uribe.

YouTube videoYouTube video

O atentado contra Uribe também teve repercussão internacional. Marco Rubio, secretário de Estado dos Estados Unidos, afirmou em suas redes sociais que o crime resultou da “violenta retórica esquerdista vinda dos mais altos níveis do governo colombiano”.

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, comparou o caso à facada sofrida por Jair Bolsonaro. Ele definiu o episódio como um “ataque à liberdade, à democracia e àqueles que têm coragem para se posicionar”.

Trajetória política e legado de Uribe

Nascido em Bogotá em 1986, Miguel Uribe Turbay vinha de uma família com forte histórico político. Era neto do ex-presidente Julio Turbay (1978-1982) e filho da jornalista Diana Turbay, morta em 1991 durante uma operação militar contra o grupo Extraditáveis, liderado por Pablo Escobar.

Uribe formou-se em Direito pela Universidade de Los Andes, com mestrado em Políticas Públicas na mesma instituição e em Administração Pública pela Escola de Governo de Harvard. Ele iniciou sua carreira política em 2012 como vereador de Bogotá pelo Partido Liberal.

Em 2016, assumiu a Secretaria de Governo da capital colombiana na gestão de Enrique Peñalosa.

+ Leia também: “Colômbia: morre Miguel Uribe, pré-candidato baleado durante discurso”

Reconhecido pela organização One Young World como um dos dez jovens políticos mais influentes do mundo em 2018, concorreu à prefeitura de Bogotá no ano seguinte pelo movimento independente Avancemos. Contudo, foi derrotado por Claudia López, hoje também pré-candidata à Presidência.

Em 2022, liderou a lista do Centro Democrático ao Senado e obteve mais de 226 mil votos. Desta forma, tornou-se o parlamentar mais votado do país.

Crítico frequente das políticas de Petro, defendia reformas econômicas, fortalecimento da segurança pública e ampliação do acesso à educação e à saúde, especialmente em áreas remotas.

Compartilhe:

Veja também: