Parque Estadual da Vila Velha e Buraco do Padre são destaques pela beleza natural e pelo atendimento ao público
Publicado: 17/01/2025, 21:30
Karen Kobilarz, turismóloga e gerente da AdeTur. –
No canal Viver Bem, Karen Kobilarz, turismóloga e gerente da Adetur Campos Gerais, compartilhou informações sobre os atrativos turísticos de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais. A conversa destacou as belezas naturais, históricas e culturais, além dos avanços no setor turístico, que vêm colocando a região em evidência.
O Paraná foi o terceiro estado mais visitado por estrangeiros em 2024, um dado que reforça o esforço conjunto das instituições públicas e privadas para o fortalecimento do setor. Segundo Karen, o aumento do fluxo turístico está relacionado ao trabalho contínuo de revitalização de atrativos e à preparação de destinos como Ponta Grossa para receber visitantes.
Recentemente, Ponta Grossa subiu para a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, igualando-se a grandes destinos turísticos nacionais. Essa evolução reflete o aumento do número de visitantes, hospedagens e empreendimentos turísticos. “A principal medida para nós é o pernoite, que nos deixa muito mais felizes. Tem o turismo de bate e volta, mas quando o turista passa uma, duas, três noites no destino, para nós é quando ele completa um ciclo. Então, isso nos deixa muito feliz, mas também aumenta a nossa responsabilidade”, completa Karen.
Karen destacou ícones locais que fazem de Ponta Grossa um destino único:
– Parque Estadual de Vila Velha: Após revitalizações, o parque oferece uma experiência completa, combinando aprendizado e lazer em um cenário geológico impressionante.
– Buraco do Padre: Além de paisagens deslumbrantes, o atrativo conta com restaurante e diversas atividades, sendo ideal para quem busca contato com a natureza.
– Refúgio das Curucacas: Um destino recente que proporciona experiências de turismo regenerativo, incluindo yoga e vivências em meio à natureza.
– Patrimônios históricos e culturais: Locais como a Catedral de Santana, a Estação Saudade e o Museu Vila Hilda revelam o rico passado da cidade e merecem ser explorados.
VÍDEO
Confira a entrevista completa | Autor: aRede.info
Ela lembra que os atrativos têm preços diferenciados para moradores da cidade. “Finais de semana são mais cheios, mas quem puder, pode visitar nos dias de semana com um movimento mais tranquilo. A maioria das atrações são abertas todos os dias, então é só entrar nos sites e conferir certinho. Também é importante dizer que o morador local tem descontos nos valores de entrada”, conta.
A região dos Campos Gerais reúne atrativos diversificados, como:
– Tibagi: Famoso pelo Cânion Guartelá e as aventuras de rafting.
– Castro e Carambeí: Roteiros históricos e gastronômicos que preservam tradições.
– Jaguariaíva e Piraí do Sul: Destinos com cachoeiras e turismo religioso, incluindo o Santuário de Nossa Senhora das Brotas.
– Palmeira e Porto Amazonas: Locais que encantam pela natureza exuberante e atmosfera acolhedora.
Karen ressaltou a importância de valorizar os empreendimentos que além de ter muita beleza, também estão se qualificando e se preparando para oferecer uma experiência segura e completa para os turistas. “As empresas certinhas precisam ter o alvará, que vai ter vigilância sanitária e vai ter a licença do bombeiro. Um lugar que atua na clandestinidade, dificilmente segue as normas de segurança. Então, precisa adequar e investir e é para isso que a gente vem trabalhando em parceria com instituições e com as prefeituras, para qualificar esse setor”, explica Karen sobre o trabalho da AdeTur Campos Gerais.
Outro ponto que a turismóloga tocou, foi sobre a qualificação profissional. “Com esse desenvolvimento e crescimento no turismo, a gente vai precisar de pessoas falando em outros idiomas e que entenda a cultura desses turistas estrangeiros. Isso vai fazer que eles tenham uma boa lembrança, queiram retornar e recomendem o passeio para os conhecidos”, completa.
Para quem ainda não conhece os atrativos turísticos ou deseja revisitar essas maravilhas, Karen reforça, “entrem no site dos Campos Gerais do Paraná BR, que vocês vão ver uma diversidade, uma riqueza do que possa ser visitado. Então escolha o município e não deixe de visitar. Aproveita o que a gente tem aqui de melhor e vamos valorizar e enaltecer o nosso turismo no local”, conclui. Para acompanhar a AdeTur, o Instagram é @adeturcamposgerais.