A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) anulou nesta sexta-feira (19) o cartão vermelho dado ao atacante Gonzalo Plata, do Flamengo, na parte final da vitória por 2 a 1 sobre o Estudiantes, na última quinta-feira (18), no Maracanã, no jogo de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores.
Segundo apurou a ESPN, o Rubro-Negro já foi comunicado pela entidade que rege o futebol sul-americano, que ainda irá oficializar a decisão em seus canais oficiais.
A organização entendeu que o árbitro colombiano Andrés Rojas errou ao dar o 2º amarelo ao equatoriano, depois que o jogador rubro-negro foi chutado por Facundo Rodríguez, do Estudiantes.
O equívoco, inclusive, foi admitido de forma pública na análise do áudio do VAR na checagem da jogada, divulgado nesta sexta.
Dessa forma, Plata está liberado para o jogo de volta das quartas da Libertadores, na próxima quinta-feira (25), em La Plata, com transmissão AO VIVO do Disney+.
No entanto, o 1º amarelo dado ao atleta foi mantido pela Conmebol e seguirá contando para questões de acúmulos de cartões no restante da competição.
Com o resultado de quinta, o time carioca joga por um empate fora de casa para se classificar. Caso perca por um gol de diferença, a decisão irá para os pênaltis.
A volta será na próxima quinta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), no Jorge Luis Hirschi, em La Plata.
Quem avançar, terá pela pela frente o vencedor de Racing x Vélez Sarsfield valendo lugar na decisão.