A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) divulgou o áudio do VAR do lance em que Gonzalo Plata, do Flamengo, foi expulso, após levar um chute de Facundo Rodríguez, do Estudiantes., durante jogo pela CONMEBOL Libertadores, na última quinta-feira (18). E a entidade que comanda o futebol sul-americano admitiu um erro do árbitro Andrés Rojas.
No entanto, segundo a Conmebol, por se tratar de um lance de segundo amarelo, o VAR não pode interferir na decisão de campo.
De toda forma, a entidade decidiu por anular a expulsão de Plata nesta sexta-feira (19), liberando o equatoriano para a partida de volta.
“No minuto 81, em uma disputa pela bola, o atacante joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca chuta o pé do atacante e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando-o por duplo cartão. Vale esclarecer que de acordo com o protocolo VAR e as regras do jogo, o VAR poderá interferir apenas em incidentes dentro das quatro considerações revisáveis, que são gols, pênaltis, cartão vermelho direto e confusão de identidade. Por não configurar nenhum desses incidentes, já que não é uma infração de cartão vermelho direto, o VAR não pode interferir”, disse a análise da Conmebol.
Veja abaixo o diálogo completo da conversa no VAR:
Depois disso, eles olharam o lance e concluíram que foi fora da área.
Na mesma jogada, o VAR, entretanto, ignorou a bola que tocou na mão de Facundo Rodríguez. Os rubro-negros também pediram pênalti na jogada.
Nas imagens divulgadas, o VAR apenas analisou se Plata estava ou não dentro da área. Como o camisa 50 estava fora da área, a decisão de campo se manteve.
Flamengo protesta na Conmebol e cartão é anulado
O Flamengo protestou contra o lance na Conmebol e pediu anulação da expulsão. A entidade sul-americana deu razão e anulou o vermelho, deixando Plata à disposição para a partida de volta, marcada para a próxima quinta-feira (25), na Argentina, com transmissão do Disney+.
O lance em questão ocorreu aos 82 minutos da segunda etapa. Gonzalo Plata, que já tinha cartão, levou o segundo amarelo após o árbitro colombiano Andrés Rojas entender que o atacante teria acertado um chute em Facundo Rodríguez, do Estudiantes.
O equatoriano deixou o campo inconformado com decisão da arbitragem e pediu diversas vezes para que o juiz revisse o lance no VAR, mas Rojas não foi chamado ao monitor.
O Flamengo entende que houve equívoco claro da arbitragem. Tanto é que, após o fim da partida, o diretor de futebol, José Boto, e o técnico Filipe Luís não economizaram palavras pra manifestar o descontentamento com as decisões do juiz colombiano.
Com o resultado, o time carioca joga por um empate fora de casa para se classificar. Caso perca por um gol de diferença, a decisão irá para os pênaltis.
A volta será na próxima quinta-feira (25), às 21h30 (de Brasília), no Jorge Luis Hirschi, em La Plata.
Quem avançar, terá pela pela frente o vencedor de Racing x Vélez Sarsfield valendo lugar na decisão.