O arroz e o feijão, conhecidos como a dupla mais presente na mesa dos brasileiros, têm perdido espaço na alimentação do país. Dados da Embrapa mostram que, nos últimos 20 anos, o consumo médio anual de arroz por pessoa caiu de 47 quilos para menos de 35 quilos, queda de 25%. Já o feijão passou de 16,45 quilos para 13,56 quilos por pessoa/ano, redução de 17,5%.
“Com a mudança de hábito e a correria do dia a dia, cada vez mais pessoas se alimentam fora de casa, em fast food ou buffets, o que contribui para a redução do consumo desse prato tradicional”, afirma Denis Dias Nunes, presidente da Federarroz.
Mudanças de hábitos
Segundo a nutricionista Fabiana Borrego, a alimentação também é moldada pelo comportamento nas redes sociais. “Hoje temos muita informação na mídia e nas redes sociais, e o arroz com feijão foi, muitas vezes, colocado como vilão. Isso faz com que as pessoas priorizem saladas e proteínas, em busca de dietas rápidas, mas com menor densidade nutricional”, explica.
Nos restaurantes, a queda do consumo da dupla se reflete nos cardápios. Uma gerente de buffet observa que o arroz e feijão ainda predominam no almoço, mas perdem espaço à noite para saladas e legumes. “Na janta, praticamente não vendemos feijão”, relata.
Outra gerente acrescenta que dietas low carb e a alta recente no preço do arroz influenciam a escolha dos clientes. “Alguns pedem para não incluir arroz na marmita e o consumo dos insumos caiu”, comenta.
Consumidores divididos e setor em alerta
Entre os consumidores, a opinião é diversa. Alguns mantêm o consumo diário da dupla, enquanto outros priorizam apenas o arroz por praticidade. Há ainda quem tenha aderido a fast food por questões de conveniência, mas tenha retomado o hábito por saúde e custo.
Além disso, a redução no consumo de arroz e feijão já acende sinais de alerta no setor produtivo. A segunda parte da reportagem mostrará as estratégias que estão sendo adotadas para resgatar o hábito do consumo diário da dupla mais famosa do prato brasileiro.
Confira na reportagem de Caio Fonseca: