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Consumo de tilápia deve continuar crescendo 10% ao ano na próxima década, estima setor

A tilápia é o pescado mais consumido no Brasil e, conforme estimativas da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) deve manter ritmo acelerado de crescimento nos próximos anos.

De acordo com o presidente da entidade, Francisco Medeiros, essa liderança se deve a uma combinação de fatores. O principal é a característica do filé, sem espinhas, de sabor suave e com padrão consistente, que agrada diferentes perfis de consumidores.

“Além disso, trata-se de um produto de cultivo, com produção controlada e oferta estável, permitindo que produtores e mercado trabalhem com previsibilidade e qualidade”, destaca.

Segundo ele, outro ponto decisivo é a mudança global no comportamento do consumidor, que passou a buscar alimentos mais saudáveis, sustentáveis e práticos. “Nesse novo ambiente, a tilápia se encaixa perfeitamente nessas tendências, pois pode ser preparada de várias formas e até ser consumida crua, em pratos como ceviche”, detalha.

Por essa variedade de opções, nos últimos 11 anos a tilápia registrou crescimento médio de 10,3% ao ano no Brasil, a melhor série histórica entre todas as proteínas animais do país.

De acordo com Medeiros, historicamente, o consumo de peixes no Brasil sempre esteve concentrado no litoral, com predomínio da pesca tradicional. Porém, nas últimas décadas, a expansão do cultivo em regiões do interior mudou esse cenário, garantindo maior oferta em todo o território nacional.

A projeção da Peixe BR para a próxima década é de crescimento contínuo, mantendo aumentos na mesma taxa observada nos últimos 10 anos.

“Esse cenário é impulsionado por investimentos já realizados e programados pelo setor, além da receptividade do mercado consumidor à tilápia”, diz a entidade, em nota.

No entanto, como entraves à continuidade do aumento no consumo, Medeiros alerta para o enfrentamento das barreiras regulatórias governamental e os efeitos da perda do poder aquisitivo da população.

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