Empresa movimenta cerca de 1,5 mil vagas de emprego em Ponta Grossa; novos investimentos deverão impulsionar unidade a dobrar seu faturamento nos próximos anos
Publicado: 13/08/2025, 14:16

O aporte foi para a construção de uma linha de montagem de correias transportadoras de alta resistência –
Multinacional alemã que completou 25 anos de atuação em Ponta Grossa em 2024, a Continental realizou, no último mês de maio, a inauguração de seu mais novo investimento em Ponta Grossa. O aporte, superior a R$ 170 milhões, foi para a construção de uma linha de montagem de correias transportadoras de alta resistência, utilizadas para mineração e indústrias pesadas, ampliando a gama de produtos fabricados no município.
Quando iniciou suas operações em Ponta Grossa, a empresa tinha duas linhas de produção, como explica a diretora financeira da Continental Brasil, Flavia Paitch. “A Continental iniciou com um pequeno escritório, em 1998. Em 1999, iniciou a fabricação na fábrica, com a produção de mangueiras de fluidos e de correias automotivas. E desde então, ela tem crescimento, vem evoluindo e tendo aumento da sua capacidade fabril”, explica.
O investimento inaugurado neste ano foi a sétima expansão da unidade fabril, em um complexo que tem mais de 10 linhas de produção e quatro núcleos de negócios, com quase 50 mil m² de área construída. A divisão ‘Industrial Solutions’, além dessas correias de alta resistência, fabrica correias para o setor agrícola, correias automotivas e molas pneumáticas, produtos destinados para o mercado nacional e internacional, com foco na América Latina.
Flavia Paitch destaca o último evento de inauguração da linha de correias de alta resistência (heavy belts) como um ‘marco’ para a Companhia, que teve a presença de clientes e parceiros do Brasil e outros países, representantes do governo e lideranças da Continental. “Esse investimento foi para a produção das correias para alto desempenho, ou seja, são as correias com maior capacidade e maior durabilidade, aplicadas diretamente na mineração, bem como indústrias pesadas. Isso faz com que estejamos mais próximos dos nossos clientes, uma vez que essas correias eram importadas”, acrescenta.
VÍDEO
Confira a entrevista completa | Autor: aRede.info
Todos esses investimentos fizeram a fábrica de Ponta Grossa ter grande representatividade para o grupo. “A Continental está presente em sete estados, com 16 plantas fabris e 6 mil colaboradores no todo. A Contitech Ponta Grossa, hoje, ela é uma grande potência, não somente aqui para região, mas para o mundo” diz ela. Uma parte relevante desses colaboradores está em Ponta Grossa. “Hoje, estamos com 1,5 mil funcionários, no total, no parque da Contitech. E dentro da área industrial, 850 no parque fabril”, relata.
Para o futuro, explica Flávia, a meta é seguir investindo em pessoas, inovação e tecnologia. “Temos um mercado de exportação com grande potencial de crescimento e esse vai ser o nosso foco. Temos a intenção de dobrar o faturamento da Contitech e isso traz, não só riqueza para a Continental, mas para a comunidade e para a cidade de Ponta Grossa”, conclui.