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Contorno Norte de Castro melhora escoamento da produção dos Campos Gerais | Correio dos Campos

Com investimento de R$ 158,9 milhões do Governo do Estado, o novo Contorno Kátiba Fadel, em Castro, nos Campos Gerais, tem ajudado a dar mais agilidade ao escoamento da produção agroindustrial dos municípios da região. O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou nesta quinta-feira (7) os impactos positivos da obra para a região.

“Por conta da industrialização e do agronegócio local, os municípios de Castro e Piraí do Sul têm se desenvolvido muito nos últimos anos. Este contorno assegura um fluxo ágil dos caminhões, sem sobrecarregar o perímetro urbano, já prevendo o crescimento na movimentação de cargas dos próximos anos”, disse o governador.

“Esta é uma obra estratégica que demonstra como as parcerias público-privadas podem acelerar o desenvolvimento do Paraná. O Contorno Norte de Castro não apenas melhora a segurança dos moradores, mas também fortalece nossa posição como líder nacional no agronegócio, facilitando o escoamento da produção de uma das regiões mais importantes do Estado. É um investimento que gera desenvolvimento econômico e melhora a qualidade de vida da população”, disse.

Conhecido como Contorno Norte de Castro, a nova rodovia PR-429 tem 15,6 quilômetros de extensão, ligando a PR-151 à PR-090. Com o novo anel viário, os caminhões não precisam mais passar pelo perímetro urbano de Castro, proporcionando mais segurança aos moradores e otimizando o fluxo de cargas na região.

O trecho integra os distritos industriais da região, beneficiando também diretamente as cidades de Piraí do Sul, Tibagi e Carambeí. A região é a maior bacia leiteira do Brasil, produzindo mais de 800 milhões de litros por ano. Os municípios também são importantes produtores estaduais de grãos e proteína animal.

“Esta é uma obra importante, de mais de R$ 150 milhões, que se soma a uma série de investimentos que o Estado tem realizado na região. O Contorno Norte de Castro impacta diretamente na segurança viária do município e na velocidade com que as cargas são escoadas da região”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.

A obra saiu do papel através de parceria estratégica com a iniciativa privada. O projeto foi desenvolvido pelas empresas Cargill, Castrolanda e Evonik, que doaram ao Estado. A obra foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seil).

Com duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada e acostamentos externos de 2,5 metros em ambos os lados, a nova rodovia foi projetada seguindo os mais altos padrões de segurança e durabilidade da engenharia rodoviária moderna.

Uma intervenção importante para região foi a construção da ponte sobre o Rio Iapó, com 320 metros de extensão e 14 metros de largura. A estrutura, equipada com barreiras New Jersey e acostamentos de segurança, garante uma travessia segura sobre o curso d’água que corta o município. A ponte foi dimensionada para suportar o intenso tráfego de veículos pesados característico da região.

O projeto também incluiu um moderno viaduto no entroncamento com a PR-151, onde o acesso ao contorno é feito por passagem sob a rodovia principal. O tráfego é organizado por rotatórias em ambos os lados e vias marginais, solução que otimiza o fluxo de veículos e reduz significativamente os pontos de conflito entre diferentes direções de tráfego.

Fonte: AEN/PR

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