Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Convênio com clínicas particulares prevê cerca de 600 castrações nos próximos seis meses em Castro | Correio dos Campos

COM ASSESSORIAS – Cerca de 600 castrações de cães e gatos podem ser realizadas durante o período de seis meses, além dos 100 procedimentos que já são feitos mensalmente pelo Canil Municipal, em Castro. O programa de castração da Secretaria Municipal de Agricultura por meio de convênios com empresas particulares já está em andamento e prevê aplicação de R$ 247 mil para assegurar que animais de rua, ou sob a tutela de pessoas comprovadamente de baixa renda, tenham acesso à castração gratuita no município.

“É a maior operação de castração que a cidade já viu e vem para resolver um problema sério, que há muito tempo causa problemas para a população. Veremos resultados expressivos ao longo dos próximos anos no sentido de reduzir a população de animais que vivem nas ruas ou que estão semidomiciliados”, aponta Reinaldo Cardoso Filho, secretário de Agricultura.

Até agora, três clínicas veterinárias já se credenciaram no chamamento público que viabiliza os convênios, mas o processo permanece aberto para novas inscrições. Dependendo da demanda e do número de empresas que se inscreverem, o número de castrações e o montante de recursos aplicados no programa pode aumentar – o orçamento é aberto e o investimento anunciado no processo de Registro de Preços é apenas uma estimativa inicial.

Como funciona

A maioria dos animais castrados são os que vivem nas ruas e que são resgatados pela equipe do Canil, ou levados até lá pelas protetoras independentes. Mas, a população de baixa renda que está inscrita no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) também pode levar animais para passarem pelo procedimento sem pagar. Para saber se você tem direito ao benefício, é preciso procurar as funcionárias do Canil pelo WhatsApp 42 2122-5322.

As cirurgias são divididas entre a equipe que já faz esse trabalho no próprio Canil e as empresas contratadas, de acordo com o peso dos animais. Gatos e cães pequenos, de até 10 quilos, são operados no Canil e, se necessário, enviados para tratamento pós-cirúrgico às clínicas. Já animais de 10 a 30 quilos são castrados nas clínicas conveniadas. Quando animais de maior porte são resgatados, com mais de 30 quilos, ficam também sob os cuidados da equipe médica do Canil para as cirurgias.

Após a castração, os animais de rua são disponibilizados para adoção no Canil e em feiras para quem tiver interesse. “Basta agendar e vir até aqui conhecer seu melhor amigo”, explica Beatriz Rodrigues, médica veterinária.

Compartilhe:

Veja também: