Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cooperativa inspira empreendedorismo rural no Vale do Ribeira

A força da cooperativa está justamente em transformar perdas em oportunidade. “O que mudou? É que a gente tem mais oportunidade de escoar as plantações. Com isso, a banana que sobra, faz paçoca, doces, etc. Isso incentiva a gente a plantar mais, aumentar a produção para fornecer matéria-prima à agroindústria”, conta Jorge Masaki Matsuda, produtor rural de Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira (SP).

No entanto, Matsuda cultiva mais do que bananas: cultiva raízes profundas na agricultura familiar. “Nasci aqui mesmo e, desde lá, a gente vem plantando. Já mudei várias vezes o plantio”, relata. Atualmente, ele tem 60 anos, e é uma das vozes mais experientes da região.

“Quando começamos, na época do meu pai, a gente plantava verduras. Aí em 1980, passamos a plantar banana e a gente está até hoje.”

  • Participe do Porteira Aberta Empreender: envie perguntas, sugestões e conte sua história de empreendedorismo pelo WhatsApp
Homem em meio ao bananal
“Nasci aqui mesmo e, desde lá, a gente vem plantando,” diz Matsuda, entre os pés de banana da sua lavoura.
Foto: Fabiana Bertinelli | Canal Rural

Produção coletiva valoriza excedente

A transformação começou há cerca de 10 anos. Matsuda decidiu ampliar sua atuação, comercializando diretamente na feira próxima ao sítio. Entretanto, o movimento marcou o início de uma nova fase. No entanto, o avanço mais significativo veio com a união dos produtores.

“A associação foi montada faz uns 13 anos. E depois a gente montou a cooperativa e agroindústria Ouro do Vale.” Por meio da força coletiva, as frutas que antes eram descartadas passaram a ter destino certo. “Hoje mesmo tenho seis caixas de banana, que vou levar pra fazer banana-passa.”

Agora, o que antes era sobra se converte em doces, chips e produtos com valor agregado. “Isso ajuda muito financeiramente. Porque a gente pega aquilo que não foi vendido, que talvez fosse para o descarte, e transforma em um produto que tem mercado.”

Mas para essa transformação, o apoio do Sebrae/SP, foi fundamental. Os produtores da cooperativa apreenderam noções de administração, análise de solo e outras qualificações.

A história de Matsuda reflete o caminho de tantos produtores rurais que, com coragem e trabalho conjunto, encontraram no cooperativismo mais do que uma solução econômica — encontraram inspiração.

Porteira Aberta Empreender

Quer saber mais? Assista ao programa Porteira Aberta Empreender, uma parceria entre o Sebrae e o Canal Rural, que mostra histórias reais de micro e pequenos produtores de todo o país.

Envie sua dúvida, conte sua história, envie sugestão ou relato pelo nosso WhatsApp ou acesse aqui, e confira os canais disponíveis para assistir aos episódios.

Arte com os horários do programa Porteira Aberta Empreender
Às quintas-feiras, às 17h45, no Canal Rural. Foto: Arte Divulgação | Canal Rural

Compartilhe:

Veja também: