Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Coordenadora diocesana de Ponta Grossa será instituída pelo Papa Leão XIV

Flávia Nascimento será uma das 39 catequistas instituídas na missa na Praça de São Pedro, no Vaticano

Entre os instituídos estará Flávia Nascimento, indicada pela Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da CNBB e confirmada por dom Bruno Elizeu Versari, bispo diocesano

Entre os instituídos estará Flávia Nascimento, indicada pela Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da CNBB e confirmada por dom Bruno Elizeu Versari, bispo diocesano –

Uma delegação de 32 pessoas da Diocese de Ponta Grossa está em Roma para participar do Jubileu dos Catequistas, que está acontecendo entre os dias 26 a 28 de setembro, no Vaticano. Catequistas e familiares peregrinam juntos, acompanhados pela coordenadora diocesana da Animação Bíblico-Catequética, Flávia Carla Nascimento, e pelo assessor eclesiástico, padre Wagner Oliveira.

A programação reúne milhares de catequistas do mundo inteiro, com momentos de oração, peregrinação à Porta Santa, vigílias e encontros com o Papa Leão XIV. O ponto culminante será no próximo domingo (28), às 10h (5h em Brasília), quando o Santo Padre presidirá a missa na Praça de São Pedro e instituirá 39 catequistas de 16 países no ministério.

Entre os instituídos estará Flávia Nascimento, indicada pela Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética da CNBB e confirmada por dom Bruno Elizeu Versari, bispo diocesano. Para a catequista, que há quase 30 anos serve na evangelização, a notícia chegou como dom e responsabilidade: “Eu fiquei super feliz, emocionada, cheia de gratidão a Deus pela oportunidade. O sentimento que brotou no meu coração foi aquela frase: Deus olhou para a humildade da sua serva. Ser instituída pelo Papa traz responsabilidade, mas também a certeza de colocar a vida toda a serviço de Deus e da catequese.”

Flávia recorda que, no rito da instituição, o catequista recebe a cruz e a Bíblia, sinais de entrega e missão. “O catequista que é instituído está disposto a ir até as últimas consequências, como Cristo foi na cruz, para que o anúncio da Palavra possa chegar a todos os corações”, afirmou.

O Brasil no Jubileu

Do Brasil, uma delegação de 228 catequistas participa do encontro, sendo dois deles instituídos pelo Papa: Flávia, de Ponta Grossa (PR), e Victor Paiva, da Diocese de Castanhal (PA), com longa trajetória missionária na Amazônia.

Segundo o padre Wagner Carvalho, assessor nacional da Comissão para Animação Bíblico-Catequética da CNBB, a participação dos brasileiros mostra a vitalidade da catequese no país: “É um momento muito rico que fortalece a vocação de nossos catequistas, que voltarão para suas comunidades e dioceses renovando a esperança de quem ficou.”

Um presente para a Diocese

A instituição de Flávia acontece em um momento simbólico para a Diocese de Ponta Grossa, que em 2026 celebrará seu centenário. Para os fiéis e catequistas locais, ver sua coordenadora diocesana reconhecida pelo Papa é um sinal de comunhão e esperança. A Igreja diocesana se alegra e agradece a Deus por este acontecimento histórico, unindo-se em oração por sua missionária em Roma. Parabéns, Flávia! Que o Espírito Santo a fortaleça cada vez mais nesta nobre missão de anunciar o Evangelho.

Com informações da Diocese de Ponta Grossa


Compartilhe:

Veja também: