A seleção brasileira está na Inglaterra para estrear na competição mais importante de um esporte tão tradicional quanto o futebol no país europeu: o rugby!
As Yaras, apelido da equipe feminina do Brasil na modalidade, estão prontas pronta para disputar pela primeira vez a Copa do Mundo de Rugby XV.
O torneio começa nesta sexta (22) com as anfitriãs inglesas enfrentando a seleção dos Estados Unidos às 15h30 (horário de Brasília). O Disney+ transmite a partida de abertura, além de todos os jogos do Brasil na competição. Os outros confrontos da Copa do Mundo terão transmissão no Disney+ Premium.
Formato de disputa
São 16 seleções dos cinco continentes que se classificaram para o Mundial e foram divididas em quatro grupos.
As duas primeiras colocadas de cada chave avançam para as quartas de final com cruzamento olímpico, ou seja, a primeira do Grupo A enfrenta a segunda do B (e vice-versa), enquanto a primeira do Grupo C enfrenta a segunda do Grupo D (e vice-versa). A grande final está marcada para o dia 27 de setembro, com transmissão do Disney+.
Grupos
O Brasil está no grupo D com França, Itália e África do Sul. As Yaras estreiam contra as sul-africanas neste domingo (24) às 10h45. Depois, no dia 31, as brasileiras encaram as francesas às 12h45 e, por fim, encerram a chave de grupos contra as italianas no dia 7 de setembro, às 10h.
O grupo A é composto por Inglaterra, Austrália, Estados Unidos e Samoa. Após a partida de abertura, os jogos dessa chave serão nos próximos sábados.
O grupo B é formado por Canadá, Escócia, País de Gales e Fiji. As partidas dessa chave começam neste sábado (23) e serão realizadas nos dois sábados seguintes.
Por fim, o grupo C tem Nova Zelândia, Irlanda, Japão e Espanha. Os jogos dessas equipes também serão aos domingos, assim como no grupo do Brasil, nos próximos dias 24, 31 de agosto e 7 de setembro.
Yaras com reforços olímpicos
A seleção brasileira foi convocada no início de agosto para a disputa da Copa do Mundo de Rugby XV com alguns nomes que também representaram o Brasil nas Olimpíadas de Paris na modalidade Rugby Sevens.
Entre as Yaras está Raquel Kochmann, que não só disputou os Jogos Olímpicos como foi porta-bandeira do Time Brasil em Paris, e Luiza Campos, que já disputou três Olimpíadas.
Além delas, Bianca Silva, Camilla Ísis, Isadora Lopes, Leila Silva, Marcelle Souza, Mariana Nicolau, Marina Fioravanti e Yasmin Soares também estavam presentes nos Jogos da França no ano passado.
Qual a diferença entre o Rugby XV e o Sevens?
O rugby é um dos esportes mais populares do planeta e tem duas principais versões organizadas pela Rugby Union (União do Rugby em inglês): a XV e a Sevens.
A primeira é mais tradicional, tem 15 jogadoras de cada lado e os jogos são disputados em dois tempos de 40 minutos cada, com um intervalo de 15 minutos.
Já no Sevens, modalidade que entrou para as Olimpíadas em 2016, são 7 jogadoras de cada lado e com dois tempos de 7 minutos, sendo que o intervalo entre eles é curtíssimo, de até dois minutos.
Além dessas diferenças na quantidade de jogadores e na duração das partidas, os chutes de reinício também são específicos de cada modalidade.
No Rugby XV, a equipe que sofre o try (maior pontuação, quando a jogadora cruza a linha de fundo) reinicia a partida com um drop-kick (solta a bola e chuta). No Rugby Sevens, a equipe que marca o try é quem realiza o drop-kick para reiniciar o jogo.
O Scrum (formação ordenada) também existe nas duas variações, mas com especificades diferentes. No Rugby XV, oito atletas de cada equipe se enfileiram para disputar a bola, enquanto no Sevens, são apenas três de cada lado.
Além disso, a dinâmica dos jogos é bem diferente. Enquanto no XV é mais físico e truncado, com muitos chutes para avançar no campo, o Sevens é mais rápido e dinâmico, com mais pontuações e menos alternâncias de trocas de posse, por isso, com menos chutes.
As convocadas do Brasil para a Copa do Mundo de Rugby
-
Aline Mayumi – Pasteur (SP)
-
Ana Carolina Santana – Melina (MT)
-
Bianca Silva – Leoas de Paraisópolis (SP) e Nagato Blue Angels (Japão)
-
Camilla Ísis – El-Shaddai (RJ)
-
Carolyne Pereira – Melina (MT) e Grua (AM)
-
Dayana Dakar – Niterói (RJ)
-
Edna Santini – São José (SP) e São Miguel (Portugal)
-
Eshyllen Coimbra – El-Shaddai (RJ)
-
Fernanda Tenório – El-Shaddai (RJ)
-
Franciele Barros – Sporting (Portugal)
-
Giovana Mamede – Jacareí (SP)
-
Giovanna Barth – Maringá (PR)
-
Íris Coluna – Poli (SP)
-
Isabela Saccomanno – São José (SP)
-
Isadora Lopes – Melina (MT)
-
Julia Leni – Curitiba (PR)
-
Larissa Carvalho – Curitiba (PR)
-
Larissa Henwood – Counties Manukau (Nova Zelândia)
-
Leila Silva – Leoas de Paraisópolis (SP)
-
Letícia Medeiros – Jacareí (SP) e Bond University (Austrália)
-
Letícia Silva – Melina (MT)
-
Luiza Campos – Charrua (RS)
-
Marcelle Souza – El-Shaddai (RJ)
-
Maria Gabriela Graf – Desterro (SC) e Brothers (Austrália)
-
Mariana Nicolau – São José (SP)
-
Marina Fioravanti – Poli (SP)
-
Natalia Jonck – Brothers (Austrália)
-
Pâmela Santos – Charrua (RS)
-
Raquel Kochhann – Charrua (RS) e Desterro (SC)
-
Samara Vergara – Pasteur (SP)
-
Taís Prioste – Bobigny (França)
-
Yasmim Soares – Melina (MT)
Calendário do Brasil na Copa do Mundo de Rugby XV
-
Brasil x África do Sul – 24 de agosto, 10h45
-
Brasil x França – 31 de agosto, 12h45
-
Brasil x Itália – 7 de setembro, 10h45