O Corinthians chega na reta final da temporada de 2025 buscando se classificar à final da Copa do Brasil e se manter na parte de cima do Campeonato Brasileiro. Ao mesmo tempo, a direção corintiana já começa a se planejar para 2026.
Em entrevista à ESPN, Fabinho Soldado, executivo de futebol do Timão, revelou que já conversa com empresários sobre possíveis contratações para o próximo ano e detalhou parte do planejamento.
“O que a gente não está é parado e esperando o que vai acontecer, para daí se posicionar. Já existem conversas de mercado, com atletas. Acerto ainda não, a gente precisa caminhar e entender bem a questão do transfer ban. Mas a gente não pode deixar de prospectar”, afirmou.
Garantido no comando do futebol do Corinthians para a próxima temporada, Fabinho Soldado elaborou um planejamento para 2026 que abrange diversos cenários – por exemplo, com ou sem transferban, dentro ou fora da CONMEBOL Libertadores. O Timão está proibido de contratar jogadores desde 12 de agosto.
“O departamento de mercado faz avaliações, já tem aproximação com esses atletas, com agentes, tem planejamento de férias. A gente tem que se posicionar sobre tudo isso. Essa apresentação para o presidente foi exatamente isso, mostrar que o futebol profissional está preparado para todos os cenários possíveis que possam acontecer”, completou.
“O presidente tem liderado esse tema (transferban) pessoalmente com seus departamentos, a gente espera exatamente esse final. É a nossa obrigação quanto ao departamento. Esse mês de outubro foi muito intenso, com as reuniões mais próximas para que chegasse novembro e a gente estivesse com esses cenários prontos esperando o posicionamento do clube daquilo que for possível”, finalizou.
Soldado admite desejo por ‘fico’ de Maycon e explica situação de trio em fim de contrato no Corinthians
Emprestado pela terceira temporada consecutiva ao Corinthians, Maycon, jogador que pertence ao Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, tem vínculo com o clube paulista até o final deste ano. Segundo Fabinho Soldado, o Timão quer permanecer com o volante. O clube ucraniano, porém, está intransigente em relação a um novo empréstimo.
“É um jogador que está tendo muito mais oportunidade com o Dorival e tem evoluído muito bem com a gente. É claro que a gente tem o desejo. Existem outras situações que precisam ser resolvidas em relação ao Maycon. Mas como eu te disse: a gente precisa aguardar algumas definições do clube para que a gente possa avançar um pouco mais”, disse.
Além do meio-campista, outros três jogadores estão com seus contratos próximos do fim. Ángel Romero e Fabrizio Angileri possuem vínculo até dezembro, enquanto Talles Magno tem vínculo até a metade de 2026.
“Como disse, existem alguns cenários pré-estabelecidos e você depende dos movimentos. Você precisa entender como que o clube vai se posicionar (no ano) para avançar. Não somente esses, mas existem jogadores em final de empréstimo. Todos esses cenários estão sendo avaliados para que no momento certo a gente possa dar seguimento em algumas ações”, completou.
Para além de possíveis saídas e renovações, o Corinthians tem três jogadores emprestados para outras equipes da Série A. Pedro Raul, artilheiro do Ceará, deve retornar ao Timão em 2026. A diretoria também pretende negociar Fagner em definitivo com o Cruzeiro. Por último, a situação de Alex Santana, no Grêmio, está mais indefinida.


