Com a última data Fifa do ano chegando ao fim, o Campeonato Brasileiro retorna a todo vapor. Já nesta quinta-feira (20), o Corinthians recebe o São Paulo, a partir das 19h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pela 34ª rodada do torneio nacional.
O Corinthians precisa dar uma resposta à Fiel Torcida após as duas derrotas consecutivas no Brasileirão, e nada melhor do que fazê-lo num clássico contra o rival. Para buscar tal objetivo, o Timão vive a expectativa de contar com até seis reforços para o Majestoso.
A principal dúvida de Dorival é quanto ao goleiro Hugo Souza. O camisa 1 foi baixa nos últimos dois jogos do Corinthians em razão de um trauma na coxa direita, sofrido na partida contra o Grêmio. Quem vem substituindo o jogador é o jovem Felipe Longo, revelado na base alvinegra.
O goleiro ainda será avaliado nos últimos dois de treinos para saber se terá condições de reforçar o Corinthians no Majestoso. Hugo Souza estava recuperado de uma luxação no ombro esquerdo e atuou contra Atlético-MG e Grêmio, mas sentiu o problema na coxa diante do Tricolor gaúcho.
Meio-campo reforçado
À espera de Hugo, o técnico Dorival Júnior também está de olho nos reforços para compor o meio-campo alvinegro. Os volantes José Martínez e Charles e o meia André Carrillo ficam à disposição novamente após cumprirem suspensão na derrota por 1 a 0 para o Ceará, na última rodada.
Além do trio, o volante André Luiz também pode retornar aos relacionados. O garoto se recuperou de uma entorse no tornozelo direito e vem treinando normalmente com os demais companheiros desde sexta-feira – assim como o atacante Vitinho, que passou por uma artroscopia no joelho direito.
Com os retornos, o meio-campo do Corinthians volta a ganhar força novamente. No duelo contra o Ceará, por exemplo, as únicas alternativas para o setor no banco de reservas eram Ryan e Luiz Gustavo Bahia. Maycon, Bidon, Garro e Dieguinho formaram o quarteto do time titular.
Memphis Depay, a serviço da Holanda, deve ficar à disposição normalmente. O atacante disputou sua última partida com a seleção na última segunda-feira e terá três dias para voltar ao Brasil e estar disponível para o clássico. Ainda há dúvida, porém, se ele reunirá condições para começar como titular.
O cenário corintiano é praticamente oposto ao do São Paulo. O Tricolor tem, neste momento, 12 jogadores de seu plantel entregues ao departamento médico. Carrasco recente do Corinthians, Lucas voltou a sentir dores no joelho direito e é dúvida para o Majestoso.
Baixas para o clássico
Apesar dos reforços, o Corinthians também terá duas baixas de peso para o clássico contra o São Paulo. O Alvinegro paulista não terá o meio-campista Rodrigo Garro, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos, e nem o volante Raniele, que trata uma lesão no músculo adutor da perna direita.
Curiosamente, Garro disputou apenas dois de seis Majestosos desde que foi anunciado pelo Corinthians. O argentino foi desfalque em quatro jogos contra o São Paulo por razões diferentes. Em janeiro de 2024, não foi regularizado a tempo. Já em junho, estava suspenso. Enquanto isso, em janeiro deste ano, estava lesionado. Agora, cumpre suspensão novamente.
Situação na tabela
O Corinthians teve sua ascensão freada no Campeonato Brasileiro e vem de duas derrotas consecutivas, a última delas em casa. O Alvinegro paulista ocupa a 12ª colocação na tabela, com 42 pontos – tem nove a menos que o Fluminense, primeiro time na zona de classificação à Libertadores.
São Paulo tem mais de um time de desfalques:
O técnico Hernán Crespo terá problemas para escalar o São Paulo no clássico contra o Corinthians, nesta quinta-feira. O Tricolor vem sofrendo com lesões e tem o DM lotado às vésperas do Majestoso. Apesar do retorno de Pablo Maia, que se recuperou de uma lesão tendínea no pé, a equipe pode ter até 12 desfalques para o confronto.
Novas baixas
Na última semana, Arboleda e Enzo Díaz foram entregues ao departamento médico e desfalcam o São Paulo no Majestoso. O zagueiro sofreu uma lesão muscular na parte posterior da coxa esquerda, enquanto o lateral-esquerdo se recupera de uma cirurgia para a correção de hérnia inguinal.
Incógnitas
Além deles, Lucas sofreu com dores no joelho direito na última semana e ainda é dúvida para o clássico. Outro que não tem sua presença garantida na partida é Rodriguinho, que também se queixou de dores no joelho.
Outros desfalques
Ainda em recuperação após operações para reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho, os atacantes Calleri, André Silva e Ryan Francisco seguem fora. Marcos Antônio e Luan também são baixas com lesões musculares na coxa esquerda e no adutor direito, respectivamente.
Dinenno realizou uma artroscopia no joelho direito há pouco menos de um mês e está em reta final de recuperação. Já Wendell está fora de combate devido a uma ruptura parcial da fáscia plantar do pé esquerdo.
Por último, Oscar sofreu um episódio de síncope vasovagal e recebeu alta hospitalar no domingo. O meia seguirá uma programação de repouso pelos próximos dias.


