O Corinthians venceu o dérbi contra o Palmeiras por 1 a 0, nesta quarta-feira (30), na Neo Química Arena, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Depois de Yuri Alberto perder pênalti, defendido por Weverton, Memphis Depay desencantou em clássicos e garantiu boa vantagem para o Timão. Maurício ainda teve um gol anulado para o adversário em jogada polêmica.
Com o resultado, o time de Dorival agora joga por um empate para se classificar. Já o Alviverde terá que vencer por dois de gols diferença para avançar. Caso vença por um, a decisão será nos pênaltis.
Antes disso, porém, as duas equipes voltam a campo pelo Brasileirão. O Corinthians recebe o Fortaleza no domingo, às 16h (de Brasília), enquanto o Palmeiras visita o Vitória no mesmo dia, às 20h30 (de Brasília).
O jogo
O 1º tempo do dérbi foi eletrizando, com os dois times criando boas chances a todo tempo.
A primeira grande oportunidade desperdiçada foi do Corinthians. Com 15 minutos de jogo, Memphis Depay foi travado por Gustavo Gómez dentro da área. O árbitro marcou pênalti após revisão do VAR. Só que cobrança, Yuri Alberto parou em uma grande defesa de Weverton.
Dez minutos depois, Matheuzinho só não marcou porque o goleiro palmeirense evitou novamente.
Aos poucos, porém, o Palmeiras foi entrando na partida e, a partir dos 30, começou a chegar com perigo ao ataque.
Aos 43, Giay poderia ter marcado, mas André Ramalho salvou o Corinthians ao tirar a bola em cima da linha. Na sequência, Vitor Roque também tentou, porém Gustavo Henrique afastou.
O último lance antes do intervalo revoltou os corintianos. Em contra-ataque veloz, Garro foi segurado por Facundo e pediu falta. O árbitro, por sua vez, não viu irregularidade e mandou a partida seguir.
O Verdão voltou ditando o ritmo do dérbi no 2º tempo. Logo aos 11, Facundo mandou na área, a bola desviou em Bidu e parou nas mãos de Hugo Souza. Na sequência, Ramón Sosa, livre de marcação, arriscou um chute para forada área.
Depois disso, o Palmeiras continuou em cima, enquanto o Corinthians se segurou.
Até que aos 33, Matheuzinho cruzou para Memphis Depay, que subiu sozinho para fazer 1 a 0 para o Timão. Foi o primeiro gol dos astro em 10 clássicos disputados.
Só que o Alviverde respondeu – e mais uma vez em um lance polêmico. Aos 36, em cobrança de falta ensaiada, Gómez escorou, e Maurício deixou tudo igual. O zagueiro do Palmeiras, porém, estava em posição irregular e o gol foi anulado por impedimento.
O Verdão sentiu o golpe enão conseguiu mais assustar. O Corinthians, por sua vez, apenas administrou para garantir a vitória em Itaquera.