Nesta quarta-feira (30), Corinthians e Palmeiras fazem jogaço às 21h30 (de Brasília), na Neo Química Arena, pela ida das oitavas da Copa do Brasil.
Para conquistar um bom resultado contra o arquirrival, o Timão conta com o atacante Yuri Alberto, que voltou a jogar após dois meses lesionados e participou de 45 minutos no empate por 1 a 1 com o Botafogo, no último sábado (26), pelo Brasileirão.
Desde 2022 no Parque São Jorge, o camisa 9 virou uma espécie de “carrasco” do Verdão desde o ano passando, balançando as redes com frequência nos clássicos contra os palestrinos.
No recorte mais recente dos últimos sete dérbis, o matador anotou quatro vezes, chegando a castigar o arquirrival em três clássicos seguidos entre o final de 2024 e o início de 2025.
Seu gol mais importante foi marcado em 16 de março deste ano, dando a vitória por 1 a 0 ao Corinthians sobre o Palmeiras no jogo de ida da final do Paulistão – esse acabaria sendo o tento do título alvinegro após o empate por 0 a 0 na volta.
Em meio ao bom momento, será que dá para Yuri sonhar em entrar no top 10 dos maiores artilheiros do Timão sobre o Alviverde? A meta não é tão difícil de ser alcançada, já que o atacante recentemente renovou seu contrato com o Coringão até 2030.
Para ingressar na seleta lista, o centroavante tem que balançar as redes mais quatro vezes, o que o igualaria a ninguém menos do que Sócrates, que marcou oito vezes em cima do Palmeiras na carreira.
Depois disso, Yuri passaria a mirar em outras lendas do Parque São Jorge, como Carbone (nove tentos) e Mirandinha, este último sempre lembrado por ser “carrasco” alviverde – ele marcou seu nome 10 vezes no dérbi.
Chegar à liderança, porém, é tarefa bem mais complicada…
O topo da tabela de artilheiros corintianos contra o arquirrival tem nada menos do que três das maiores lendas da história corintiana: Cláudio (21 gols), Baltazar (20) e Luizinho “Pequeno Polegar” (19).
Veja abaixo a tabela completa de artilheiros: