O enterro do corpo de Silvio Santos vai ocorrer na manhã deste domingo, 18, no Cemitério Israelita do Butantã, na zona oeste da cidade de São Paulo.
A cerimônia fúnebre será restrita à família do apresentador e dono do SBT. Não haverá velório aberto ao público.
Em nota, os familiares do comunicador informaram que o sepultamento vai seguir a tradição judaica. Esse foi um pedido feito pelo apresentador.
+ Leia mais notícias de Imprensa em Oeste
Conforme as tradições judaicas, o enterro ocorre de forma simples. Lava-se o corpo e, sem roupa, usa-se um lençol branco para cobri-lo. Na sequência, a saber, é colocado no caixão, que é fechado na sequência.
“Não é costume cremar ou mandar flores”, disse o presidente da Confederação Israelita do Brasil, Claudio Lottenberg, ao site F5. “O judeu é enterrado com lençol, sem qualquer roupa, pois isso simboliza que todos são iguais perante Deus.”
Leia mais:
Lottenberg ainda explicou, nesse sentido, que, em outros locais, o enterro de um judeu se dá sem caixão. O uso no Brasil, no entanto, se dá em razão de regras sanitárias.
Local do enterro do corpo de Silvio Santos
Num primeiro momento, a família não havia informado onde seria o enterro do corpo de Silvio Santos. Na noite deste sábado, 17, contudo, confirmou-se que a cerimônia ocorrerá no Cemitério Israelita do Butantã.
De acordo com o governo paulista, o cemitério conta com administração da Associação Chevra Kadisha de São Paulo. O local está em funcionamento desde fevereiro de 1953. O espaço conta com o Monumento em Memória às Vítimas do Nazismo.
Senor Abravanel, popularmente conhecido como Silvio Santos, morreu na madrugada deste sábado, aos 93 anos. Ele, que estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, foi vítima de broncopneumonia. O apresentador e empresário deixa a mulher, Íris, seis filhas, 14 netos e seis bisnetos.
Leia também: “O dia em que o Senor descansou”, artigo Tiago Pavinatto publicado no site da Revista Oeste