Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

CPMI fará sessão extra para convocar familiares do ‘Careca do INSS’

Presidente da comissão, Carlos Viana (Podemos-MG), afirma que pedidos envolvendo esposa e filho do lobista serão votados nesta terça (16)

Antonio Carlos Camilo Antunes ficou conhecido como “Careca do INSS”

Antonio Carlos Camilo Antunes ficou conhecido como “Careca do INSS” –

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), senador Carlos Viana (Podemos-MG), afirmou nesta segunda-feira (15/9) que pretende convocar familiares do lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”.

Segundo o parlamentar, as convocações seriam feitas em sessão extra da CPMI nessa terça-feira (16/9). O lobista estava previsto para depor na comissão nesta segunda, mas avisou pela manhã que não compareceria. Decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), dada do sábado (13/9), tornou a presença do “Careca do INSS” facultativa, e ele poderia optar por participar ou não.

O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023. Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU). Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril deste ano e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Confira a matéria completa no Metrópoles.


Compartilhe:

Veja também: