Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Cratera em cidade de SC foi criada há mais de 80 milhões de anos

Com pouco mais de 3,6 mil habitantes, o município de Vargeão, no Oeste de Santa Catarina, está localizado sobre uma das mais raras e antigas crateras de impacto do planeta. Formada há mais de 80 milhões de anos pela queda de um asteroide, a estrutura geológica tem 12 quilômetros de diâmetro e revela principalmente informações valiosas sobre o passado da Terra, ainda na época em que os dinossauros habitavam o planeta.

Segundo o geólogo Álvaro Penteado Crósta, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o asteroide que atingiu a região tinha aproximadamente 550 metros de diâmetro. O impacto, afirma, foi equivalente a 500 mil bombas nucleares como a lançada sobre Hiroshima, no Japão, durante a Segunda Guerra Mundial.

Cratera está entre as mais importantes do país

As primeiras pesquisas sobre a cratera de Vargeão começaram há 47 anos. Desde então, uma série de estudos científicos confirmou sobretudo a origem meteórica da formação, batizada de “Domo de Vargeão”. Com reconhecimento por sua relevância, a cratera entrou assim na lista da Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (Sigep), vinculada ao governo federal.

Crósta é um dos principais especialistas na área e integra a equipe da Unicamp responsável desse modo pelo mapeamento das nove crateras de impacto conhecidas no Brasil, todas estudadas pelo grupo de geociências da universidade.

Cidade atrai geólogos e turistas

Apelidada de “cidade do meteoro”, Vargeão está no Alto Vale do Rio Irani, a 71 km de Chapecó e a 482 km de Florianópolis. Com uma área de 166,6 km², sua economia baseia-se na agricultura, pecuária, comércio e pequenas indústrias.

A cidade se tornou também um ponto de interesse científico internacional. Em julho deste ano, o município recebeu os geólogos italianos Gabrielle Giulli e Valeria de Santis, que estudam crateras de impacto e rochas semelhantes às encontradas na superfície da Lua. Vargeão conta ainda com um museu local com amostras geológicas e trilhas voltadas ao turismo de natureza.

+ Leia mais notícias de Brasil na Oeste


Compartilhe:

Veja também: